terça-feira, 12 de maio de 2015

Mídia móvel, a nova ferramenta do jornalismo moderno


                                                                                                 João Mota
Os avanços na tecnologia, juntamente com a necessidade de instantaneidade na informação, obrigou os jornalistas adquirir novas ferramentas para se manterem atuais sem ter a necessidade de carregar toda a aparelhagem necessária a produção de uma matéria.
Totalmente conectado e totalmente sem fio, o jornalista tira do bolso o que vai dar vida à notícia. De maneira simples, aumenta ridiculamente a velocidade da informação, de uma forma que até boa parte do século passado não seria possível imaginar.
Muitos críticos – os jornalistas da velha guarda -  afirmam que essa nova maneira de se produzir reportagens não pode ser considerado jornalismo. Mas espera ai, não é um conceito do jornalismo repassar a informação de forma imparcial? Então mostrar a notícia no momento em que ela está acontecendo é uma das formas de ser mais imparcial possível. Ninguém pode alterar aquilo que não foi ensaiado para se mostrar.
Parte da crítica e dada pelo fato porque agora não só os jornalistas são capazes de espalhar a notícia, mas também os seus leitores. Algo que estava mais do que na hora de acontecer. Essa interação onde o consumidor é também um elaborador da notícia, humaniza os meios de notícia.
Para concluir, a qualidade da tecnologia não deve ser mais relevante do que a própria notícia. Então, mesmo que a qualidade da imagem do seu aparelho seja ruim lembre-se que vale mais uma imagem para os olhos do que um texto desatualizado, e sendo assim não pense duas vezes antes de começar a produzir com os recursos que tem em mãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...