Durante dois dias os acadêmicos e
professores do Centro Universitário Dinâmica das Cataratas – UDC tiveram opções
diferentes de gastronomia. Uma boa pedida para quem costuma jantar na faculdade
ou saborear uma sobremesa no intervalo foi a 8ª Feira do Empreendedor, organizada
pelos universitários do 7º período de Administração. O evento foi realizado nos dias 06 e 07 de
maio, na quadra de esportes da UDC.
Dez grupos de acadêmicos fundaram
empresas e montaram estandes onde venderam diversas especiarias da culinária
brasileira, como espetinhos, empadas, brigadeiro, cachorro-quente, pastel,
mini-pizzas, sucos naturais e guloseimas. A estudante Larissa Battirola do 7º
período de Publicidade e Propaganda optou por uma iguaria nordestina. “Pedi uma
tapioca e estava muito gostosa, aprovei. Vale a pena visitar a feira pela
diversidade de comidas”, disse.
Os dois dias da Feira do Empreendedor
foram a representação do que os estudantes de Administração vão viver no dia a
dia depois de formados. Eles já tiveram todas as disciplinas-base para o
processo de gestão de uma empresa. “Administração de marketing, produção,
materiais, fluxo de caixa; tudo isso eles aprenderam. Fizeram atividades
práticas isoladas nestas disciplinas, contudo, na feira eles conseguem colocar
em prática o conjunto”, explicou a coordenadora de Administração da UDC, mestre
Solange Limberger de Araújo. O lucro das empresas temporárias, segundo a
coordenadora, dependeu unicamente do modo de gestão dos futuros
administradores. Se houve prejuízo, os gastos foram arcados pelos próprios acadêmicos.
Depois de discutir em grupo o que
vender na feira e o nome do empreendimento, a equipe da universitária Taís
Cristina dos Santos Michalski preferiu terceirizar o fornecimento das
empadinhas comercializadas na barraca da Grando Empadas. Eles também tiveram
que pensar no aluguel da estrutura física e dos equipamentos de operação, como
geladeira e estufa. “A correria dos dois dias nos mostrou como nossa vida
profissional vai ser mais tarde, quando formos gerenciadores de empresas de
verdade”, contou Taís. Somente no primeiro dia da feira, a Grando Empadas
vendeu 260 unidades.
A administradora Aline Ordakowski
Bartholo pode compartilhar a experiência que já adquiriu na própria empresa com
os colegas de turma no estande Mini-Pizza da Nonna. “Eu tenho uma noção dos
procedimentos gerenciais, mas alguns componentes do nosso grupo ainda não, pra
eles tudo é novo. A Feira do Empreendedor é a vivência de como montar uma
empresa, pensar o marketing e fazer a produção. Para o nosso aprendizado é
muito bom”, avaliou Aline.
Mas o trabalho dos futuros
administradores não terminou com o fechamento dos portões da feira. Depois dos
estantes desmontados, os acadêmicos tiveram que avaliar o desempenho no evento,
desde a organização inicial, constituição da empresa, desenvolvimento do
contrato social, investimentos necessários, vendas, gestão do processo
operacional e fluxo de caixa. O diagnóstico serve para identificar acertos e
corrigir possíveis erros.
Josnei Wolfart
Redação II

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