terça-feira, 2 de junho de 2015

Consórcio do sorriso triste

Artigo de opinião

Quem mora em Foz do Iguaçu entende o drama que é ter que depender do transporte público. Sabe o quanto é triste os pontos de ônibus sucateados, fora de mão, sem segurança e nem informações. Sem falar das linhas, com muito usuários para poucos veículos, tornando os horários de pico um verdadeiro mártirio.

A cidade em si é o mais puro fake, fora do “corredor turístico” é outra a realidade. O turista que vem aqui coloca o cabresto iguaçuense, fica dois dias, e vai embora achando que conheceu a “Cidade das Cataratas”. Mas isso é uma outra história, vamos voltar o foco para  um dos piores serviços municipais, que é o transporte público.

Quando se aproximam as eleições é sempre a mesma novela, da última vez disseram que iguais aos ônibus urbanos argentinos, o transporte iguaçuense passaria ter ar-condicionado, aliviando as altas temperaturas do verão. Conto do vigário! Unificaram o sistema, diminuíram o tamanho dos veículos, reduziram as rotas e aumentaram escancaradamente o valor das passagens.

A cidade tem só um terminal, que faz você percorrer 10km para atrás, independente de onde queira ir, mesmo quando só gostaria de andar 5 km para frente. Sem falar da péssima estrutura  que tem o lugar, quando chove você se molha e quando faz calor se queima ao sol.

Porém a maior ironia esta nos nomes. Ao invés do vales transportes que valiam como dinheiro nos estabelecimentos locais, implantaram a tarjeta com o nome de “Único”, que é para você não ter a opção de gastar seu dinheiro como quiser. Ao unificarem o sistema de transporte criaram o Consórcio Sorriso. Mas os únicos que riem com isso é a máfia do transporte ao tirar uma onda das nossas caras.

João Mota (cafecommota.wordpress.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...