As fotos que as pessoas fazem de si, popularmente conhecidas como selfies, foram o ponto de partida para a The Selfind Project, uma ação de ativação para a ONG Mães da Sé, que há 18 anos atua para encontrar crianças desaparecidas. Pensada pelos criativos Marcos Müller e Ben Araujo, a iniciativa convidou famosos a postarem fotos no Instagram junto com imagens de menores estampadas nas capas de seus smartphones.
Eles perceberam que, junto com o sucesso do Instagram, esta mania tinha muito potencial midiático. Pensaram que as pessoas usavam capinhas de marcas sem pretensão nenhuma, mas acabavam fazendo propaganda. Foi quando começaram a juntar os pontos e aproveitaram em adquirir esse espaço para fazer algo legal.
As fotos são publicadas com os dados e o contato da organização não governamental, pedindo informações sobre o paradeiro dessas pessoas. A ação atraiu mais de 17 milhões de seguidores para o perfil da organização em menos de 10 horas. Além disso, as selfies receberam aproximadamente 480 mil curtidas e mais de 15 mil compartilhamentos.
O projeto foi criado em maio de 2014, tudo com o objetivo de dar visibilidade aos pequenos perdidos e também ao endereço da organização na rede social: http://instagram.com/maesdase
A iniciativa ainda teve uma segunda fase: a loja virtual, onde todos podem comprar por R$ 25, uma capinha e ajudar a divulgar o rosto de uma criança perdida. Link: http://selfind.com.br/#/
Jéssica Campos
Jornalismo - 6º período
Nenhum comentário:
Postar um comentário