sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Horário eleitoral: você sabe quanto custa e quanto você está pagando?


           O horário eleitoral gratuito é um espaço reservado por lei dentro das programações de televisão e rádio, para propaganda eleitoral dos candidatos, a fim de que cada um possa apresentar seus projetos de governo. Foi instituído pela lei Nº 4.737, de 15 de julho de 1965, que criou o Código Eleitoral Brasileiro. Atualmente, o horário eleitoral é regulamentado pela Lei nº 9.504/97. Os horários eleitorais são veiculados em dois períodos na televisão: um das 13h às 13h30m e das 20h30m às 21h00m. No rádio, é das 7h às 7h30m e das 12h às 12h30m. Portanto até o fim da campanha eleitoral deste ano os eleitores assistiram, ou deveriam ter assistido, algo em torno de 87 horas de propaganda eleitoral gratuita.
 
            No entanto o horário eleitoral gratuito na realidade só é gratuito para os partidos políticos. Os partidos políticos não pagam nada pelo espaço cedido pelos meios de comunicação para a veiculação da propaganda eleitoral, mas não pense que as emissoras arcam com todo o prejuízo. De acordo com a lei, 80% do valor que a empresa iria receber caso o espaço publicitário fosse vendido, pode ser deduzido do Imposto de Renda. Os 20% restantes ficam a cargo das emissoras de rádio e televisão, já que por serem uma concessão do governo, têm obrigações perante o poder público. Ou seja, é como se o governo pagasse boa parte dessas despesas.
 
            Mas acreditar que o governo deixa de receber toda essa porcentagem de deduções no imposto de renda é um engano.  Neste ano, a Receita Federal estima que 851 milhões de reais deixarão de ser arrecadados em impostos pelos meios de comunicação que são obrigados a veicular o horário eleitoral. E para cobrir os gastos, o dinheiro público entra em cena. É como se cada eleitor se tornasse um patrocinador involuntário. E tem mais, os partidos também recebem assistência do Fundo Partidário, que usa dinheiro dos cofres públicos. O TSE informou que a doação deste ano foi de 160 milhões de reais e o valor dividido de acordo com o tamanho de cada partido.
 
            Voltando para os 80% que o país deixou de arrecadar, Receita Federal estima que emissoras de rádio e TV deverão receber desconto de mais de R$ 850 milhões no Imposto de Renda pela transmissão do horário eleitoral. Somados aos R$ 160 milhões do Fundo Partidário, nada menos que R$ 1.010 bilhão das campanhas foram financiadas pelo dinheiro público. Neste ano o número oficial de eleitores aptos a votar é de 142.822.038. Fazendo algumas contas com os valores repassados pelas instituições oficiais, chega-se a seguinte conclusão. Dos R$ 850 milhões de reais que a união deixará de arrecadar com o horário eleitoral gratuito, é como se cada cidadão gastasse cerca de R$ 5,95. Já com os R$ 160 milhões doados pelo Fundo Partidário, cada eleitor arca com R$ 1,12. Que somados chegam ao valor de R$ 7,07 por cidadão brasileiro.
            Para o cientista político da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Valeriano Mendes, embora o horário eleitoral gratuito seja hoje um elemento importante na campanha eleitoral, os gastos com esse tipo de propaganda precisam ser mais transparentes." As formas como as campanhas são financiadas e anunciadas precisam ser discutidas . É preciso deixar claro o custo em termos de impostos, se é possível ou não isentar as empresas pela concessão do horário eleitoral, pois os partidos já são beneficiados de outras formas, por meio dos repasses ao fundo partidário e de contribuições feitas por afiliados e simpatizantes, por exemplo”.

           Fernanda Vieira 
           Kellen da Silva

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