MÍDIAS SOCIAIS E CASES MOTIVADORES
Mídias sociais não está sendo usadas somente
para publicidade de produtos, mas também como uma ferramenta para difundir
conceitos
As campanhas de marcas que são
vinculadas nas mídias sociais, que são espaço de interação entre seus usuários,
tem como objetivo atingir o maior número de pessoas afim de anunciar, divulgar
algum produto ou uma ideia. Em alguns casos, as marcas estão usando seus
“seguidores e amigos” para estimular a aquisição do produto ou para difundir um
conceito, e esta junção tem dado resultado positivo, na maioria dos casos. Já que
é uma maneira simples e acessível para maioria das empresas e instituições.
Entre
as redes sociais onde são divulgadas essas propagandas estão: Facebook.
Twitter, Instagram, blogs, em mensagens instantâneas (Whatssapp). Muitas
instituições aproveitam esse espaço também para difundir conceitos, como é o
caso da marca Dove (produtos de higienes pessoais), que criou o Case de sucesso
com a campanha “Retratos da Real Beleza”, que foi lançada no dia 15/06/2013.
Com o objetivo de comover seus
clientes a se conscientizar de suas verdadeiras belezas. A propaganda coloca um
artista especializado em retratos falados, que trabalhou quase 30 anos no FBI,
e desenha sete mulheres sem as vê-las, somente com a descrição de cada uma. Depois
ele as desenha novamente, com base nos relatos de um estranho que esteve apenas
15 minutos com elas.
Como resultado no final do video há
uma comparação de ambos retratos, em um momento emocionante a mulher é colocada
a frente de seus retratos: como ela se via, e como as pessoas a enxergava. A
diferença como se previa, era grande. O video virou sensação nas redes sociais,
com bons números de divulgação. Ele já foi visto mais de 114 milhões de vezes
no canal da marca no youtube, segundo dados da Unilever.
Segundo Denise Door, gerente de
marketing da Dove, em entrevista para revista Época: “Dove acredita que todas
as mulheres têm o potencial de sentir e aparentar seu melhor. Sentimos que as
mulheres mais belas não são necessariamente as que nascem com mais, mas as que
sabem aproveitar ao máximo aquilo que têm com simples cuidados no dia-a-dia.
Por isso, o que Dove deseja mudar o quanto antes os estereótipos impostos pela
sociedade e que as mulheres repensem seus ideais e comportamentos para que se
aproximem de seu pleno potencial de beleza.”
Case:
“Oque você mudaria em seu corpo?”
Outro
Case de sucesso no mesmo segmento é “Oque você mudaria no seu corpo?”, lançado
no dia 29/10/2014, em um video divulgado pela Jubille Project (projeto criado
para alertar as pessoas sobre mudanças comportamentais e conceituais), no video 50 pessoas entre crianças e adultos
responderam essa pergunta e deram respostas totalmente diferentes.
Uma pergunta muito simples, trouxe
como respostas dos adultos os padrões de beleza que lhe são impostos pela
sociedade como: o tamanho de sua testa, as marcas de sua pele, a altura, o
tamanho das orelhas, as estrias, eu tamanhos dos olhos. Como se esses detalhes
de sua aparência física os envergonhassem.
As crianças, logo estranharam a
pergunta, e depois de pensar muito, a resposta eram coisas espetaculares como:
ter asas, cauda de sereia, boca de tubarão, teletransporte, orelhas pontudas, e
pernas de Guepardo. E algumas ainda sem ter respostas, disseram que não mudaria
nada em seu corpo, por que gostava de ser assim.
No final do video, outra pergunta
mobilizou as redes sociais: “Quando foi a última vez que você se sentiu
confortável em seu corpo?”, a campanha motivou as pessoas a responderem em seus
Twitter, esta pergunta e usando a Hastag da campanha #IamComfortablebecause#,
“Diga-nos em menos de 140 caracteres o que te faz sentir confortável em sua
própria pele! Junte-se para inspirar os outros e compartilhar o que significa
ser verdadeiramente confortável, confiante e bonita.”
Case:
“Mensagens de Ninar”
O
projeto “Mensagens de Ninar” foi criado pela ONG Casa da Criança de Santo
Amaro/SP, em parceria com a livraria PanáPaná, afim de levar histórias para
crianças que ainda aguardam pela adoção. Uma realidade que segundo, o Cadastro
Nacional de Crianças e Adolescentes Acolhidos,
atualmente é de 45 mil crianças em todo pais.
Por isso a instituição, criou uma
maneira simples de muitas pessoas colaborarem, com o celular e o aplicativo
WhatsApp, pessoas que passam pela livraria, gravam um áudio com o trecho da
história infantil e envia para o grupo “Casa da Criança”. Depois a instituição
junta todos esses trechos e transforma em um audiolivro colaborativo, que é
tocado diariamente para as crianças antes de dormir.
Estes “Cases” são exemplos de
grandes marcas e instituições, que usaram as mídias sociais para fortalecer a
imagem corporativa, e mais do que isso, inserirem valores a sociedade através
dessas campanhas.
Vídeos:
Mensagens
de Ninar: https://www.youtube.com/watch?v=8y6t0q_zRUk
Nome: Daysi Leticia Villamayor
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