quinta-feira, 20 de novembro de 2014

MÍDIAS SOCIAIS E CASES MOTIVADORES - Daysi Villamayor

MÍDIAS SOCIAIS E CASES MOTIVADORES

 Mídias sociais não está sendo usadas somente para publicidade de produtos, mas também como uma ferramenta para difundir conceitos


            As campanhas de marcas que são vinculadas nas mídias sociais, que são espaço de interação entre seus usuários, tem como objetivo atingir o maior número de pessoas afim de anunciar, divulgar algum produto ou uma ideia. Em alguns casos, as marcas estão usando seus “seguidores e amigos” para estimular a aquisição do produto ou para difundir um conceito, e esta junção tem dado resultado positivo, na maioria dos casos. Já que é uma maneira simples e acessível para maioria das empresas e instituições.


Entre as redes sociais onde são divulgadas essas propagandas estão: Facebook. Twitter, Instagram, blogs, em mensagens instantâneas (Whatssapp). Muitas instituições aproveitam esse espaço também para difundir conceitos, como é o caso da marca Dove (produtos de higienes pessoais), que criou o Case de sucesso com a campanha “Retratos da Real Beleza”, que foi lançada no dia 15/06/2013.

            Com o objetivo de comover seus clientes a se conscientizar de suas verdadeiras belezas. A propaganda coloca um artista especializado em retratos falados, que trabalhou quase 30 anos no FBI, e desenha sete mulheres sem as vê-las, somente com a descrição de cada uma. Depois ele as desenha novamente, com base nos relatos de um estranho que esteve apenas 15 minutos com elas.

            Como resultado no final do video há uma comparação de ambos retratos, em um momento emocionante a mulher é colocada a frente de seus retratos: como ela se via, e como as pessoas a enxergava. A diferença como se previa, era grande. O video virou sensação nas redes sociais, com bons números de divulgação. Ele já foi visto mais de 114 milhões de vezes no canal da marca no youtube, segundo dados da Unilever.

            Segundo Denise Door, gerente de marketing da Dove, em entrevista para revista Época: “Dove acredita que todas as mulheres têm o potencial de sentir e aparentar seu melhor. Sentimos que as mulheres mais belas não são necessariamente as que nascem com mais, mas as que sabem aproveitar ao máximo aquilo que têm com simples cuidados no dia-a-dia. Por isso, o que Dove deseja mudar o quanto antes os estereótipos impostos pela sociedade e que as mulheres repensem seus ideais e comportamentos para que se aproximem de seu pleno potencial de beleza.”

Case: “Oque você mudaria em seu corpo?”


Outro Case de sucesso no mesmo segmento é “Oque você mudaria no seu corpo?”, lançado no dia 29/10/2014, em um video divulgado pela Jubille Project (projeto criado para alertar as pessoas sobre mudanças comportamentais e conceituais),  no video 50 pessoas entre crianças e adultos responderam essa pergunta e deram respostas totalmente diferentes.

            Uma pergunta muito simples, trouxe como respostas dos adultos os padrões de beleza que lhe são impostos pela sociedade como: o tamanho de sua testa, as marcas de sua pele, a altura, o tamanho das orelhas, as estrias, eu tamanhos dos olhos. Como se esses detalhes de sua aparência física os envergonhassem.

            As crianças, logo estranharam a pergunta, e depois de pensar muito, a resposta eram coisas espetaculares como: ter asas, cauda de sereia, boca de tubarão, teletransporte, orelhas pontudas, e pernas de Guepardo. E algumas ainda sem ter respostas, disseram que não mudaria nada em seu corpo, por que gostava de ser assim. 

            No final do video, outra pergunta mobilizou as redes sociais: “Quando foi a última vez que você se sentiu confortável em seu corpo?”, a campanha motivou as pessoas a responderem em seus Twitter, esta pergunta e usando a Hastag da campanha #IamComfortablebecause#, “Diga-nos em menos de 140 caracteres o que te faz sentir confortável em sua própria pele! Junte-se para inspirar os outros e compartilhar o que significa ser verdadeiramente confortável, confiante e bonita.”

Case: “Mensagens de Ninar”

                              

O projeto “Mensagens de Ninar” foi criado pela ONG Casa da Criança de Santo Amaro/SP, em parceria com a livraria PanáPaná, afim de levar histórias para crianças que ainda aguardam pela adoção. Uma realidade que segundo, o Cadastro Nacional de Crianças e Adolescentes Acolhidos,  atualmente é de 45 mil crianças em todo pais.

            Por isso a instituição, criou uma maneira simples de muitas pessoas colaborarem, com o celular e o aplicativo WhatsApp, pessoas que passam pela livraria, gravam um áudio com o trecho da história infantil e envia para o grupo “Casa da Criança”. Depois a instituição junta todos esses trechos e transforma em um audiolivro colaborativo, que é tocado diariamente para as crianças antes de dormir.

            Estes “Cases” são exemplos de grandes marcas e instituições, que usaram as mídias sociais para fortalecer a imagem corporativa, e mais do que isso, inserirem valores a sociedade através dessas campanhas.
           
            
Vídeos:

Nome: Daysi Leticia Villamayor



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