quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Mídia Ninja: informação ou entretenimento?


Talyta Neris - 6° Jornalismo

O grupo “Mídia Ninja” surgiu em 2011 com o intuito de mostrar o que a mídia convencional não apresenta no dia a dia nas notícias.


Em 2013 com as manifestações em todo o país, o grupo usou ferramentas da internet para publicar em redes sociais o lado dos manifestantes. Houve muitos conflitos associados ao conteúdo, se é ou não jornalismo e as ferramentas utilizadas.


A internet tem crescido constantemente no processo de dar ou receber informações. Muitos não assistem jornais na televisão e se informam pela internet. Mas a questão principal é, o que a Mídia Ninja oferece é informação? No jornalismo há imparcialidade, ou pelo menos deveria existir. Mas muitas vezes ela acaba se virando a uma opinião e não a todos os envolvidos.


A intenção do grupo, era principalmente a visão e o lado dos manifestantes em todos os movimentos no país. Sim, para mim é jornalismo, é uma forma diferente e nova de informação. É instantânea, “ao vivo”, direcionada a um grupo e inovadora para o webjornalismo que tem crescido cada vez mais rápido. Porém, não há imparcialidade, pois eles mostram apenas um lado, aquele em que interessam, os manifestantes.

Não há edição, corte de imagem, sonoras cortadas, momentos não mostrados e pessoas desconhecidas concedendo suas opiniões sobre os movimentos nos estados de todo país. Com isso, surge suas diferenças das mídias convencionais de televisão, jornais e revistas. Por eles passarem a informação sem edição e cortes, eles acabaram comunicando o "ao vivo" que muitos deixaram de lado e só noticiaram no horário de seu jornal.

Portanto, a Mídia Ninja, veio para inovar no modo de noticiar na web.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...