quinta-feira, 13 de março de 2014

GM conta com cães para auxiliar na segurança

Sarah Bertolino

A Guarda Municipal (GM) em parceria com o Laboratório de Adestramento Dhoniyya Kannel, de Foz do Iguaçu, criou em março de 2013 a Unidade K9, que conta com três cães da raça Pastor Belga Malinois para auxiliar na segurança da cidade.

Os cães, doados pelo laboratório, realizam trabalhos de localização e captura de criminosos escondidos em matagais ou recintos fechados e preservam a integridade física do agente municipal. Para promover a integração e aproximação da Guarda Municipal com a comunidade, são realizadas demonstrações das atividades cotidianas do cão para a população, incluindo o Show Dog e palestras de cunho pedagógico.

Os cães também auxiliam em operações antidrogas de eventos públicos e praças. O cão detector realiza uma “varredura” em todo o recinto no intuito de localizar entorpecentes. O trabalho é silencioso, não causa transtorno as pessoas de boa índole e tendo grande aceitação da comunidade.

Para o primeiro semestre de 2014, os trabalhos terão um foco direcionado para o policiamento das seleções que estarão na cidade de Foz em treinamento para a Copa do Mundo no Brasil. 

Segundo o subinspetor e operador dos cães da Guarda Municipal, Ezequiel Bertolino, os animais irão garantir total segurança dos operadores do evento. “A Unidade K9 proporcionará maior segurança aos agentes e aos atletas que irão estar em treinamento na nossa cidade, como nos jogos Olímpicos de 2008 em Beijing, quando a Polícia Chinesa empregou cerca de 600 (seiscentos) cães Pastor Belga Malinois na segurança do evento, o que resultou num grande sucesso no quesito segurança pública”.

Um quarto cão já está sendo treinado para a detecção de explosivos, tanto em ambientes externos como para ambientes internos. O agente canino deverá estar apto para o trabalho em junho deste ano. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...