quinta-feira, 13 de março de 2014

Cultura Germânica: A tradição missalense

Texto e fotos:  Patrícia Buche



Pessoas que falam alemão. Casas no estilo enxaimel e comidas típicas. Assim é Missal, pequena cidade localizada no oeste paranaense a 89 quilômetros de Foz do Iguaçu.

Município calmo e que preserva a cultura germânica desde o seu pioneirismo em 1961, Missal é formada por 80% de descendentes alemães. 

 Casas no estilo Enxaimel

O principal evento que movimenta a cidade e a região é a Deutsches Fest (Festa Alemã). A intenção da é animar o público e expor as principais características da cultura germânica presentes no município.

A festa reúne pessoas de todas as idades, descendentes alemãs ou não, que fazem um evento animado, com desfiles, roupas típicas, músicas, comida e principalmente o tradicional chopp.

O evento que acontece sempre depois da Páscoa, esse ano completa 13 anos e espera um público de aproximadamente 10 mil pessoas nos dois dias.

Entre os principais destaques estão:
Escolha da Rainha e das duas Princesas;
Melhor Bloco;
Chopp em Metro;
Casal Fritz e Frida;
Jogo do Barril;
Corrida do Saco;
Concurso do Serrote.

A festa acontece sempre na sexta à noite com os desfiles dos blocos e seus carros alegóricos, muito chopp e música, além da escolha da Rainha e casal Fritz e Frida. No sábado à tarde tem o jogo do barril e no sábado à noite o grande baile.

Décio Rohde, coordenador do evento diz que "a Deutsches Fest representa o resgate da tradição e a cultura de Missal".

Outro evento que caracteriza a cidade é o Café Colonial que acontece uma vez por ano e reúne pessoas de várias cidades. O café tem comidas típicas alemãs, como o famoso Chucrute (repolho em conserva), Eisbein (joelho de porco), cuca, salame, polenta com queijo e outros alimentos.

 Comidas Típicas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...