quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014
A nova interação digital
Patrícia Gallas e Talyta Neris
Antes do surgimento da Web 2.0, a internet era apenas algo estático, com poucas cores, links e interatividade. Com a chegada dela por volta dos anos 2000, o perfil dos sites mudou. O que era parecido com uma cópia online do jornal impresso, passou a ter interação, organização e potencialização.
O leitor online começa a ter uma participação na rede com compartilhamentos das publicações e informações. Isso ocorre porque novas ferramentas aparecem na página como links, chats e mecanismos de buscas avançados.
As redes sociais inauguram uma nova fase da internet 2.0: a interatividade. Comunidades como Orkut, Twitter e Facebook aparecem como forma das pessoas se conhecerem, comunicarem e se sentirem importantes.
A 2.0 é a segunda geração que conceituou a Web como plataforma envolvendo wikis e tecnologia da informação. Segundo Tim O'Reilly, "Web 2.0 é a mudança para uma internet como plataforma, e um entendimento das regras para obter sucesso nesta nova plataforma. Entre outras, a regra mais importante é desenvolver aplicativos que aproveitem os efeitos de rede para se tornarem melhores quanto mais são usados pelas pessoas, aproveitando a inteligência coletiva".
Hoje o conteúdo que antes era empurrado agora é puxado pela audiência. A internet continua em transformação. Logo estaremos com a Web 3.0.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário