quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Web 2.0 e o impacto no jornalismo


Jéssica Vanessa 
Jéssica Campos
5° Jornalismo


Os impactos da internet nas empresas jornalísticas foram potencializados com a era da web 2.0. Antes da web 2.0, os internautas eram considerados meros leitores. Com o passar do tempo a web 2.0 possibilitou interação entre os veículos de comunicação e os leitores. Assim surge o conceito de jornalismo participativo, jornalismo cidadão e jornalismo open-source.

Nos dias atuais, a interatividade vem sendo ampliada a ponto de o público produzir conteúdos de interesse noticioso para publicações presentes na internet. Assim é cada vez mais comum o surgimento de sites que se autodenominam jornalísticos e são compostos por informações enviadas por colaboradores que muitas vezes não são necessariamente jornalistas com formação profissional. 

Mas, de qualquer forma, a web 2.0 marcou o amadurecimento no uso do potencial colaborativo da internet, principalmente no jornalismo em que a produção participativa tem sido usada para aumentar a gama de assuntos abordados em portais de notícias. Dessa forma, além de dar ao usuário a sensação de interagir, as empresas conseguem ter volume de notícias que não conseguiam caso tivessem de remunerar profissionais para produzi-lás.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...