Edima Wysoczynski
Luana Machado
Tallini Klassmann
No twitter, nós podemos bater um papo rápido com um colega, ou mesmo
ficar por horas trocando ideias e informações.
Um dos motivos do sucesso do twitter é atribuído ao fato do microblog ser um serviço incompleto, sem finalidade definida e que, portanto, ainda
está sendo diariamente inventado.
No twitter, não
precisamos necessariamente conhecer a pessoa para criar um vínculo com ela,
como por exemplo, no facebook, plataforma onde é necessário enviar convite para tornar-se
“amigo”. No twitter você “segue” a pessoa; então passará a acompanhar o conteúdo que ela publicar. São duas listas de contatos: uma com as pessoas que te seguem
(seguidores/ followers) e outra com os que você segue (following/ seguidos).
O limite de caracteres de um post no twitter é de 140. Isso
foi estabelecido para facilitar a publicação usando o SMS.
Você tem também a opção de bloquear pessoas para que elas
não recebam suas mensagens, nem possam te seguir.
O twitter foi criado para
servir de ponto de encontro para grupos de pessoas que já se conheciam e serve para mantermos
contato ao longo do dia com familiares e amigos.
É uma ferramenta de comunicação aberta onde há informações biográficas dos participantes. Isso quer dizer
que, a menos que a pessoa escolha ocultar sua conta, as atualizações dela são
públicas.
É possível, então, gerar perfis psicológicos a partir das mensagens
atualizadas ao longo de meses e anos. Isso corresponde a “ler a mente” de
literalmente milhares de pessoas, como já fazem as pesquisas de opinião, mas a
um custo de produção muito inferior, segundo o autor.
Na prática do uso profissional as empresas que utilizam o Twitter podem estabelecer conexão com clientes - dar vazão aos
entusiastas, promover relacionamento, discutir tópicos relacionados à área de atuação e conversar com pessoas que por algum
motivo não conhecem ou não deixam comentários no blog da empresa.
Já jornalistas utilizam a rede social para promover seu trabalho - pela característica da
profissão o comunicador pode se tornar referência entre pessoas interessadas por
assuntos específicos, ganhar reputação e evidência profissional.
Depois de você saber um pouco o que é o Twitter, acesse agora mesmo e compartilhe suas experiências... http://www.twitter.com/
Texto feito com base no e-book "Manual do Twitter", escrito por Marcelo Tass.
Nenhum comentário:
Postar um comentário