quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Você conhece o Twitter?



Edima Wysoczynski
Luana Machado
Tallini Klassmann


Para Marcelo Tas o “twitter é uma maquininha de cutucar corações e mentes na velocidade da luz. Em 140 toques ou menos, a imaginação é o limite”.

No twitter, nós podemos bater um papo rápido com um colega, ou mesmo ficar por horas trocando ideias e informações.

Um dos motivos do sucesso do twitter é atribuído ao fato do microblog ser um serviço incompleto, sem finalidade definida e que, portanto, ainda está sendo diariamente inventado.

No twitter,  não precisamos necessariamente conhecer a pessoa para criar um vínculo com ela, como por exemplo, no facebook, plataforma onde é necessário enviar convite para tornar-se “amigo”. No twitter você “segue” a pessoa; então passará a acompanhar o conteúdo que ela publicar. São duas listas de contatos: uma com as pessoas que te seguem (seguidores/ followers) e outra com os que você segue (following/ seguidos).

O limite de caracteres de um post no twitter é de 140. Isso foi estabelecido para facilitar a publicação usando o SMS.

Você tem também a opção de bloquear pessoas para que elas não recebam suas mensagens, nem possam te seguir.

O twitter foi criado para servir de ponto de encontro para grupos de pessoas que já se conheciam e serve para mantermos contato ao longo do dia com familiares e amigos.

É uma ferramenta de comunicação aberta onde há informações biográficas dos participantes. Isso quer dizer que, a menos que a pessoa escolha ocultar sua conta, as atualizações dela são públicas. 

É possível, então, gerar perfis psicológicos a partir das mensagens atualizadas ao longo de meses e anos. Isso corresponde a “ler a mente” de literalmente milhares de pessoas, como já fazem as pesquisas de opinião, mas a um custo de produção muito inferior, segundo o autor.

Na prática do uso profissional as empresas que utilizam o Twitter podem  estabelecer conexão com clientes - dar vazão aos entusiastas, promover relacionamento, discutir tópicos relacionados à área de atuação e conversar com pessoas que por algum motivo não conhecem ou não deixam comentários no blog da empresa.

Já jornalistas utilizam a rede social para promover seu trabalho - pela característica da profissão o comunicador pode se tornar referência entre pessoas interessadas por assuntos específicos, ganhar reputação e evidência profissional.

Depois de você saber um pouco o que é o Twitter, acesse agora mesmo e compartilhe suas experiências... http://www.twitter.com/ 


Texto feito com base no e-book "Manual do Twitter", escrito por Marcelo Tass. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...