O livro Blogs.com propõe um estudo sobre blogs e comunicação. A obra tem várias artigos que abordam o assunto com distintos enfoques. A organização do material ficou por conta de Adriana Amaral, Raquel Recuero e Sandra Montardo.
Os primeiros artigos buscaram mostrar para que o blog foi criado. As três organizadoras do livro defendem que o blog já se tornou algo cotidiano, como um arquivo pessoal e/ou profissional. O termo blog vem de "weblog", que é fruto da junção das palavras web e log. Um termo que significaria algo como "diário".
Os blogs surgiram como um artefato pronto a se tornar ferramenta de expressão "livre". Com o tempo foi ganhando força. É considerado o primeiro produto nascido genuinamente na internet por apresentar características específicas. Surge como um novo mecanismo de produção e divulgação de conteúdos e gera um modelo específico de site. Para ser considerado blog, deve atender a alguns atributos: facilidade e agilidade na publicação; disposição do conteúdo em ordem cronológica inversa; data, hora e autor de cada post registrados.
Mas só porque um blog é mantido por um jornalista, não significa que ele seja jornalístico, assim como um romance escrito por um jornalista não é factual. Para ser jornalístico, o blog deve carregar as características básicas de toda notícia: veracidade, novidade, atualidade, interesse e universalidade. Além disso, o blogueiro deve se preocupar em atualizar o blog constantemente, adotando uma peridiocidade.
Esse estilo de site trouxe algumas novidades ao jeito de noticiar. Os blogs adotam uma diagramação diferente dos meios de comunicação que todos conhecem. Alguns até buscam atrair a atenção do leitor com apelação. Os posts, que podem ser notícia ou não, ficam organizados pela ordem em que são jogados na rede.
O primeiro blog surgiu em 1992. Em 1998, só existiam 20. O blog só se espalhou quando foram criadas ferramentas gratuitas e práticas de edição e publicação. Com isso, as pessoas não precisavam mais conhecer de programação para compartilhar conteúdo.
Mesmo assim, os blogs surgiram como diários pessoais e começaram a ganhar visibilidade a partir do atentado de 11 de setembro. Nesse dia, todos queriam "publicar a verdade", como explica Leonardo Foletto. O caos que foi gerado pelo ataque terrorista dificultou aos internautas encontrarem informações confiáveis.
No Brasil, o pioneiro no uso do blog como ferramenta jornalística foi o Blog do Noblat. Atualmente, a cada dia são gerados 120 mil novos blogs: 1,4 por segundo, em média.
Fernando Firmino da Silva caracterizou os blogs como uma modalidade ideal para fins jornalísticos por apresentar a oportunidade de atualização a partir de qualquer lugar. Sempre os meios de comunicação brigaram entre si para "sair na frente". Com o advento da tecnologia as coisas ficam mais fáceis. Aparelhos como os smartphones agregam as funções de câmera, gravador e permitem edição de texto, imagem e vídeos. Tudo isso conectado a internet facilita ao repórter enviar matérias às redações ou diretamente à internet sem que se desloquem.
Isso provocou uma certa alteração de rotina e gerou o "cross media" - termo que define o repórter que assume a função de produzir em várias plataformas - vídeo, aúdio, texto e imagem.
Outra novidade são os microblogs, nos quais a mensagem deve ser postada com um número limitado de caracteres. O exemplo mais conhecido e usado hoje é o twitter, adotados rapidamente pelos jornais onlines como um novo fenômeno da internet. Os microblogs destinam-se a atrair o leitor a ler as matérias, por meio de chamadas e links.
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