7º período - Jornalismo Especializado
![]() |
| Foto: Turismo Itaipu |
O Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho é um dos poucos no mundo a reunir um observatório, planetário e plataforma de obervações a olho nu. Como seria um jogo de boliche no espaço? Lá é possível comparar o peso de bolas de boliche, referente a superfície de alguns planetas do sistema solar. Além de ser um atrativo em Foz, já qualificou mais de mil professores em rede pública em astronomia e atendeu mais de 46 mil estudantes.
Logo no início, ao entrar no Polo, é possível conhecer o Espaço Universo, que possui protótipos de planetas, simuladores do sistema solar, meteoritos e réplicas em miniatura de sondas e naves espaciais. Também conta com um planetário, onde é possível contemplar um céu virtual que simula a visão de um observador em qualquer latitude do planeta no passado, presente ou futuro.
Um dos pontos mais altos da visita é o observatório, que possui três telescópios, incluindo um Schmidt-Cassegrain de 11'' (280 mm). Aqui é possível observar a Lua, aglomerados estrelados, os planetas e algumas galáxias.
Os visitantes podem aprender com outros atrativos como Relógio de Sol Analemático e praticar a astronomia sem equipamentos, tendo um panorama do céu estrelado sob o ponto de vista de diversas culturas. Nesse momento será possível entender o conceito de constelação e identificar os vários tipos de astros visíveis.
“Mesmo se você não tem relação direta com a astronomia, já deve ter se questionado sobre o céu, constelações e planetas. Então vir ao Polo Astronômico é interessante, pois esse encontro tende a suprir uma série de dúvidas e proporcionar muito conhecimento sobre esses pontos brilhantes que você vê no céu e não sabe o que é”, afirmou o coordenador do Polo Astronômico, Janer Vilaça.
O local faz parte dos atrativos turísticos do Complexo Turístico Itaipu e é alocado numa área de 505,76m², no Parque Tecnológico Itaipu (PTI). Foi inaugurado em 2009, ano internacional da astronomia, e recebeu o nome de Casimiro Montenegro Filho, em homenagem ao brasileiro que incentivou o desenvolvimento da ciência e tecnologia com a criação do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e do Correio Aéreo Nacional.
| Janer Vilaça, coordenador do Polo. Foto: H2FOZ |
Visite o Polo
Para visitas turísticas ao Polo Astronômico, confira os horários no site: www.turismoitaipu.com.br. Colégios interessados em visitar devem comunicar a equipe por meio de um agendamento prévio pelo e-mail: poloastronomico@pti.org.br. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (45) 3576-7203.
● Jornalismo Científico ●

Nenhum comentário:
Postar um comentário