sexta-feira, 17 de abril de 2015

HISTORIA DO FUTEBOL EM FOZ


A história do futebol em Foz do Iguaçu confunde-se com a da cidade. O município nasceu politicamente em 10 de junho da 1914. Pouco mais de um ano, em 12 de setembro de 1915, surgiu o ABC Foot Ball Club, fundado por um grupo de esportistas liderados por Zenos Pereira Leite, médico gaúcho, que foi o primeiro presidente do clube. O clube foi batizado com esse nome em homenagem a um Tratado de Defesa Mútua que envolveria a Argentina, o Brasil e o Chile.

Outro clube importante na história da cidade é o Flamengo Esporte Clube fundado em 7 de setembro de 1954, por um grupo de desportistas dissidentes do ABC. A equipe adotou as cores vermelha e preta, a exemplo do clube carioca de mesmo nome.
          
        A história do Flamengo está vinculada à história de um grande desportista, Antônio Gonçalves, o conhecidíssimo "Kid Chocolate", um marinheiro que aqui aportou e que tinha no boxe, sua principal atividade esportiva, tendo sido um nome importante no cenário do boxe sul-americano. Mas foi no futebol e especialmente como dirigente do Flamengo, que o Kid Chocolate conduziu, treino e ensinou a prática do futebol para muitos dos atuais e ex-atletas iguaçuenses que estão por ai.

O confronto Flamengo e ABC tornou-se o grande clássico do futebol amador iguaçuense. Desse embate pode-se esperar muita emoção e muita dedicação dos envolvidos, propiciando aos desportistas, sempre grandes e inesquecíveis confrontos.

Fundadores do Flamengo

A primeira diretoria do Flamengo era formada pelo presidente, Antônio Gonçalves; Vice-presidente Heitor Cardoso; 1º secretário Cherubim Ayres de Aguirre; 2º secretário Raul Horácio Grignet; 1º tesoureiro Melquíades Ayres de Aguirre e 2º Tesoureiro Nelson Varisco.

Logo depois da formação da diretoria, foram feitas as filiações dos primeiros colaboradores: Renato Gonçalves dos Santos, Luiz Carlos Sbaraini, Idílio Chibiaque, Sebastião Flor, Nelson Domareski, família Basso, Antônio José Machado, família Dotto, Edgar Fiala, Sérgio Lobato, Octávio Portes (Tavico), Francisco Ferreira mota, João Carlos Palma (Joni), Celestino Rorato, Ernesto Julião Grignet, João Maria Santos, Emílio Rotilli, Antônio Soares, Paschoal Nami, entre outros.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...