terça-feira, 24 de março de 2015

Ministro do STJ recebe homenagem em Foz


Josnei Wolfart
O Ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Sérgio Luiz Kukina, foi homenageado durante o Seminário de Direito Processual, realizado nos dias 13 e 14 de março, no Centro Universitário Dinâmica das Cataratas – UDC, em Foz do Iguaçu. O evento reuniu advogados e estudantes de Direito da cidade para discutir o novo Código de Processo Civil.
Sérgio Luiz Kukina é mestre em Direito pela PUC-PR e já escreveu três livros. Na década de 1990, o Ministro foi promotor de justiça da Comarca de Foz do Iguaçu. Em 2002 foi promovido a Procurador de Justiça e em 2013 nomeado pela presidente Dilma Rousseff (PT) para o cargo de Ministro do STJ.
Agora, ele volta à cidade das Cataratas para receber uma homenagem dos demais magistrados e colegas do meio jurídico. O ministro foi homenageado no livro “O Direito nos Tribunais Superiores, com ênfase no novo Direito Processual Civil”, da Editora Bonijuris, com dedicação que o menciona na capa. A obra coletiva, escrita por diversos juízes e coordenada pelo Desembargador José Sebastião Fagundes Cunha, do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJ-PR), foi lançada durante o Seminário de Direito Processual.


“O ministro Kukina completa um ano de Superior Tribunal de Justiça e é uma unanimidade entre os juristas do Paraná e hoje, possivelmente, também do Brasil. Ele é um grande representante dos pensadores do direito do nosso Estado”, afirma o desembargador Fagundes Cunha, que não poupou elogios ao Ministro.   

O homenageado agradece o reconhecimento e diz que a consideração feita pelos demais magistrados “transcende o pessoal”. Kukina acolhe a homenagem como um reconhecimento institucional e por isso direciona-a ao STJ.


 “Recebo (a homenagem) com muita alegria, principalmente por estar no meu estado natal e na cidade de Foz do Iguaçu, uma cidade na qual guardo laços de afetividade muito grandes”, considera o ministro Sério Luiz Kukina. “É muito bom voltar a Foz do Iguaçu em uma ocasião tão agradável como esta. Meus agradecimentos a todos que a mim dirigiram gentis palavras.” O ministro diz ainda que orgulha-se em representar o Estado do Paraná no Superior Tribunal de Justiça. Sobre o novo Código de Processo Civil, Kukina afirma que sente-se em uma posição confortável diante da aprovação do novo código.

Mesa de debates - Após o lançamento do livro em homenagem a Kukina, foram debatidas as inovações nos recursos e impugnações e Tribunais Superiores. A discussão foi mediada pela Desembargadora Ivanise Tratz Martins. Também participaram do debate o Promotor de Justiça Eduardo Cambi e o Desembargador Guilherme Freire de Barros, de Curitiba, juiz do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...