terça-feira, 3 de março de 2015
Duda Amorim é eleita melhor jogadora de handebol do mundo
A armadora esquerda da seleção brasileira, Duda Amorim (28 anos), foi eleita a melhor jogadora de handebol do mundo em 2014 em votação promovida pela Federação Internacional de Handebol (IHF). Com uma participação de mais de 55 mil pessoas, a brasileira recebeu 35,2% dos votos. Essa é segunda vez que uma brasileira ganha o título de melhor do mundo. Em 2012, Alexandra Nascimento já tinha ganhado a eleição.
A armadora está em São Paulo, onde se recupera de uma cirurgia no joelho esquerdo. Ela disputava com outras quatro atletas, que foram escolhidas por um júri especializado. A sueca Isabelle Gulldén, a espanhola Marta Mangué, a romena Cristina Neagu e a norueguesa Heidi Loke. As duas últimas já têm o prêmio no currículo e foram a segunda e a terceira colocadas respectivamente na eleição de 2014.
– Eu ganhei. Por um dia posso falar que sou a melhor do mundo. Trabalhei muito para isso, mas posso falar que esse resultado também é de vocês (fãs), pela campanha, por todos os votos que vocês deram. É um momento muito feliz da minha carreira, comentou Duda.
Veio da família o incentivo para Duda jogar handebol. Sua irmã mais velha, Ana Amorim, ex-jogadora da seleção brasileira de handebol, foi quem encorajou a melhor jogadora do mundo a começar no esporte. Aos onze anos, Duda deu seus primeiros passos como jogadora pelo Colégio Barão do Rio Branco, em Blumenau, sua terra natal.
A estreia pelo profissional foi em 2002 na tradicional equipe do ABC paulista, o Metodista, time pelo qual conseguiu o vice-campeonato da Liga Nacional logo no seu primeiro ano no time principal. Em 2004, transferiu-se para o São Caetano, enfrentando uma maratona de jogos atuando em categorias Juvenil, Junior e Adulto, pela sua qualidade e pouca idade. Com isso, Duda passou a integrar a Seleção Brasileira e acabou seguindo os passos de sua irmã, transferindo-se para o clube húngaro Kometal Scopje, em 2005. Após atuar por cinco anos pelo Kometal, a atleta acertou sua transferência em 2009 para o Győri ETO KC, time da Hungria onde joga desde então.
Duda fez história jogando pelo time húngaro. Em 2013, o Györi se sagrou campeão da Liga dos Campeões da Europa da modalidade e a armadora se tornou a primeira brasileira campeã da competição. Em 2014, a equipe húngara conseguiu o bicampeonato. Duda foi peça fundamental nas duas conquistas.
– É um momento muito bom também do handebol brasileiro. Tenho que agradecer muito a todas as pessoas que me ajudaram por esse caminho, todos os meus técnicos, a seleção, o COB, todo mundo que deu apoio – agradece Duda.
Pela seleção brasileira, Duda Amorim chama a atenção desde as seleções de base. Conquistou os títulos do Mundialito juvenil em Portugal (2003), o Sul-Americano Juvenil (2004), e foi vice-campeã no Pan-Americana Júnior (2004). Em 2005 foi eleita a melhor armadora esquerda no Mundial Júnior daquele ano. Pela seleção profissional, Duda é Bicampeã Pan-Americana (2007, 2011). Nos Jogos Olímpicos de Pequim em 2008, ajudou o Brasil a obter a nona colocação e em Londres, o sexto lugar. Em 2011 no Mundial do Brasil, a seleção, com importante participação de Duda, ficou na quinta colocação. No ano 2013 veio a consagração com o título mundial na Sérvia e o prêmio de MVP (Jogadora mais valiosa da competição).
Alisson Da Silva, Natali Cujari - 5º Jor
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário