Por Kellen da Silva
Assim como outros importantes inventos da humanidade, devemos creditar o surgimento da internet a um conflito bélico. Embora não tenha existido um embate físico entre as partes litigantes, a Guerra Fria não foi menos importante e agressiva que outras guerras da história.
É fácil entender a dimensão de sua importância, uma vez que o objeto do confronto garantiria ao vencedor o domínio de um território valiosíssimo: a comunicação.
Penso que soviéticos e norte-americanos no início dos conflitos, não podiam mensurar a vastidão daquilo pelo que guerreavam. Se hoje nos parece difícil dimensionar a infinidade das possibilidades que a internet dispõe, imagine há 57 anos quando foi lançado o Sputnik I. E é a partir desse fato que temos a pedra fundamental da comunicação moderna lançada.
O mundo que comunicava-se por fios, quando muito por ondas radiofônicas, passa a vislumbrar uma comunicação em rede e sem fios. O que demorava dias passa a ser feito em horas e em seguida em poucos segundos. Em pouco mais de cinco décadas a comunicação deixou de ser feita por pombos-correio e passou a ser feita por "e-mail".
Estamos na era da comunicação? Seguramente a resposta para essa pergunta é sim, e não resta dúvidas que o advento da internet foi o catalisador que impulsionou as principais conquistas da atualidade. E como usuários dos benefícios da internet, temos a obrigação de usar e fazer informação com coerência e responsabilidade.
Se ao momento do lançamento do primeiro satélite não se sabia exatamente o que seria a comunicação, hoje com o melhoramento e os constantes avanços da internet podemos ter a certeza que não há limites para a comunicação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário