quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

2.0: migração e atualização

Lucas Dave


A WEB 2.0 é a chamada segunda geração da Internet ou Web World Wide. Veio para transpor barreiras que a 1.0 havia estabelecido. Assim,  acessar a internet nos proporciona uma maneira mais ampla de utilizar os serviços digitais e muito interatividade entre os sites e os internautas.


As páginas também mudaram bastante, principalmente no aspecto visual.. Elas contam com elementos gráficos mais desenvolvidos e agradáveis. 

Agora o internauta pode participar muito mais dos seus sites preferidos, ou mesmo utilizar suas plataformas para, por exemplo, criar fotos e vídeos, jogos. Isso tudo sem a necessidade de download de um programa, o que ocuparia espaço e desempenho de um processador do computador. Um bom exemplo de participação na internet é o Wikipédia, onde os usuários podem alterar e até mesmo criar artigos sobre os mais variados assuntos.

A internet 2.0 proporcionou aos seus usuários a publicação em tempo real de noticias, vídeos e atualizações, sejam elas pessoas ou não ou ainda relevantes ou não, isso veio com o advento das redes sociais. A primeira delas que mais fez sucesso foi o Orkut, que depois de muitos anos foi derrubado pelo Facebook, que hoje ocupa os topos em relação a numero de usuários, alcançando 1 bilhão de usuários ativos por mês.


Uma das características da WEB 2.0 é a capacidade de armanezar bilhões de arquivos e páginas, sem a necessidade uma “formatação”, sendo assim, sempre que alguém precisar de uma informação, não importando quanto tempo tenha passado desde a publicação do material na rede.


Para o jornalismo, a internet 2.0 é muito importante no sentido de que a noticia pode chegar muito mais rápido tanto de um lado quanto do outro. Por exemplo, o jornalista pode ter acesso muito mais rápido a noticias, já que os usuários estão em tempo real dizendo o que está acontecendo, e do mesmo modo ele pode interagir muito mais rápido com o seu interlocutor.
 
Antes e Depois da web 2.0. Foto/Reprodução: Slide Share, por Rafaela Martins Namorato




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...