sexta-feira, 28 de junho de 2013

Uma Casa de apoio ao necessitado



Por Silvio Meireles

A Casa de Apoio Esperança em Cristo (CAEC) tem objetivo de acolher moradores de rua e dar apoio a pessoas com transtorno decorrentes do uso ou abuso de substâncias psicoativas. 

O interno fica em um lugar protegido e com um modelo familiar, recebendo acompanhamento terapêutico conforme cada caso, buscando um resgate a cidadania na reabilitação física e psicológica.

A instituição iniciou as atividades no dia 17 de julho de 2004 graças a Zélia Fátima Barbosa da Silva. É um entidade de caráter beneficente de atividade civil e religiosa sem fins lucrativos.

Como começou

Um grupo de voluntários organizados por Zélia Fátima chamado de Grupo do Arrastão percorria as ruas de Foz do Iguaçu em busca de moradores de rua para oferecer comida e uma boa conversa de acolhimento e conforto.

Os que desejavam mudar de vida eram encaminhados a casas de abrigo. Só após 1 ano de trabalho que o grupo, através da ajuda das rádios evangélicas locais, conseguiu instalar uma casa para abrigar os moradores de rua.

Com 8 anos de funcionamento, a Casa já atendeu mais de 2500 pessoas, 30 diariamente. Aos sábados, são servidos 110 litros de sopa na Praça da Paz. A estatística anual de recuperados que finalizaram o tratamento de nove meses é de 30%. 

O CAEC é destinado àqueles que possuam vínculos familiares rompidos ou fragilizados garantindo proteção integral ao interno. Existem cuidados na seleção do candidato. Cada um, antes de ser aceito, passa por uma triagem feita por psicóloga e assistente Social. Após uma avaliação inicia-se um plano de restauração. 

Os que não têm moradia são cadastrados  na Fozhabita. Aqueles com problemas na justiça ganham um advogado para auxílio nas questões jurídicas. Até passagens aéreas são doadas pela  parceria com  outros órgãos. Quem quer voltar para casa é encaminhado. 

A Casa oferece atendimentos médicos através de voluntários que são clínicos gerais, psiquiatras, fisioterapeuta. Também auxilia com exames laboratoriais, medicamentos prescritos e atendimentos odontológicos.  

São realizados trabalhos de prevenção e informação através de palestras, vídeos, filmes, debates e dinâmicas de grupo com profissionais sobre drogas, doenças sexualmente transmissíveis e dicas de saúde

As metas para restauração do interno são feitas em um período de 3 a 9 meses. Após a conclusão há um acompanhamento pós-saída para reinserção familiar buscando uma melhor adaptação na volta à sociedade. Uma recuperação bem sucedida para a Casa é quando as famílias se envolvem e acompanham todo o tratamento do residente.

A maior dificuldade da CAEC é a falta de recursos financeiros. O investimento público voltado a entidade é pouco. Ações próprias precisam ser tomadas para que a organização sobreviva. A venda de pães caseiros ajudam no funcionamento dos veículos, bazares, chás beneficentes, almoços e jantares fazem parte da estratégia de arrecadação de fundos.


 O valor recebido pela Secretaria Municipal de Assistência Social cobre algumas despesas, mas com altos gastos para manter a entidade a ajuda é insuficiente.

Uma entidade “ficha limpa” considerada como Comunidade Terapêutica, pela Câmara Municipal e Conselho sobre Drogas e de Utilidade Publica Municipal e Estadual, cadastrada no Conselho Municipal de Assistência Social. A Casa conta com: 1 psicólogo, 2 assistentes sociais, auxiliar de enfermagem, cozinheiro, monitores e equipe de apoio, todos são coordenados por Zélia da Silva

Próximo passo

Por mais que existam dificuldades, o amor pelo excluso social tem crescido. Um projeto que já esta em andamento é a construção de uma unidade de apoio terapêutica em uma chácara no Alto da Boa Vista, para atender até 60 internos por dia duplicando a capacidade atual. 



O que pode se doado?

Alimentos perecíveis e não perecíveis (principalmente carnes), material de higiene pessoal, roupas, calçados e material para construção.

Como ajudar?

Rua Ângela aparecida Andrade nº199 - Bairro Porto Belo (escritório administrativo) 
CNPJ: 07.918.859/0001-23   I.E. - ISENTO
CEP: 85867-500 – Telefones: (45)3526-9004 / 99214044
Data entrada Sede Unidade Masculina: 30/11/2008 
Data da Fundação: 17/07/2004
Data do Registro do Estatuto Constitucional: 07/02/2006



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...