terça-feira, 23 de abril de 2013

Rios e nascentes na porta de casa


Foz do Iguaçu é uma cidade privilegiada pela natureza; mesmo na área urbana é possível encontrar rios, cânions e nascentes que transformam a paisagem local



Poucas pessoas têm o privilégio de ter uma cachoeira ou cânion ao lado de casa. Em Foz do Iguaçu esta é uma realidade possível

Na rua Ércules Marchesin, Bairro Novo Horizonte, os moradores desfrutam de uma grande área verde cortada pelo Rio Jupira, marcado pelas correntezas e pedras, criando um ambiente agradável e surreal em meio às casas. Basta seguir em uma das várias trilhas clandestinas para chegar até o rio que já inspirou lendas indígenas. 
Segundo o naturalista Francisco Amarilla, os índios guaranis acreditavam na lenda de um cânion, situado próximo a Rua Ércules, no Rio Jupira. Os nativos realizavam sacrifícios humanos a seus deuses em cima de uma pedra inclinada em forma de mesa. O sangue das vítimas descia pela pedra até o rio, mudando a coloração da água. Para os índios, os deuses observam o sacrifício em um paredão branco de 20 metros de altura que fica a 100 metros da mesa.
Outro lugar fascinante é a trilha da Vila A, ou “trilha do Vietnã”, nome escolhido devido a "guerra" dos motoqueiros que usam a trilha para esportes radicais. Uma das regiões mais movimentadas da cidade esconde uma área verde com trilha cheia de rios, nascentes e cachoeiras. São quilômetros de caminhadas às margens dos rios.
Em um dos pontos da trilha encontra-se a Cascata da Pedra Rachada, formada por 120 metros de pedras basálticas vulcânicas de 60 milhões de anos. Um lugar que desperta a imaginação e curiosidade de todos os visitantes.
Diz a lenda, que os índios Caigangues usavam as pedras da cascata para amolar suas ferramentas e armas. De tanto utilizarem o local, as pedras foram mudando de forma. Lá, é possível encontrar  figuras geométricas perfeitas como quadrados e retângulos. Alguns pontos lembra um labirinto esculpido na pedra onde a água passa com vida. A diversidade de plantas e animais enriquecem o ambiente.

Silvio Meireles

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...