terça-feira, 26 de março de 2013
60 anos de lágrimas e sangue
Por Andresa Cristina Krein - 5°. Jornalismo
Muitas reflexões e histórias reais embalaram a noite do último dia 18 de março na Faculdade União Dinâmica das Cataratas - UDC. Acadêmicos do curso de Comunicação Social reuniram-se no anfiteatro para debater a guerra que há 60 anos abala Israel e Palestina.
Essa situação de pavor vivenciada por ambas as nações começou quando a Palestina teve suas terras tomadas por Israel para a instalação de acampamentos.
Com o passar do tempo, Israel foi adentrando o território palestino. Em contrapartida, a Palestina reivindicou a posse das terras e teve como resposta o início desse terror: a guerra.
Mas, por que isso interessa a nós de Foz do Iguaçu? Mesmo tudo ocorrendo do outro lado do mundo, a resposta é simples.
Foz abriga cerca de 20 mil imigrantes e descendentes, entre árabes e palestinos. Por esse motivo, há ou deveria haver um interesse especial dos iguaçuenses quando o objeto em discussão for os países do Oriente Médio.
Do debate
O debate durou 2h e teve como ponto de partida o documentário "Cinco Camêras Quebradas" que mostra a situação de vida na fronteira entre Israel e Palestina. Em seguida, os acadêmicos tiveram a oportunidade de fazer perguntas para a mesa que foi composta por dois imigrantes palestinos e um jornalista libanês, além da Professora Sônia Vendrame, que foi a mediadora do debate.
Ao final do debate, o que se pode constatar é que muitos acadêmicos desconhecem a situação vivida entre Israel e a Palestina. Porém, o que chama bastante a atenção é perceber que existem descendentes de ambas as nações que sabem tão pouco da condição no local.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário