quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Imprensa móvel e a mudança comportamental


"A maior vantagem é que o dono do aparelho tem a possibilidade de selecionar apenas os apps que são de seu interesses pessoal"
O estouro da telefonia celular digital aconteceu nos anos 90. Os primeiros usuários ativos desta nova tecnologia eram as grandes indústrias de informática que deram início a utilização de mecanismos de conexão e transmissão de dados através de SMS, MMS e WAP.           
            Inicialmente, os formatos disponíveis para a inserção da internet nos telefones móveis não ofereciam eficiência necessária para que se tornassem logo de cara práticos e econômicos para a população em geral. Além de caros, eram lentos e pouco abrangentes no sentido de armazenamento ou transmissão de informação.
             Apesar das desvantagens iniciais, as companhias telefônicas continuaram investindo em estudos e testes na área tecnológica continuamente, tornando-se capazes de criar ou adquirir ferramentas extremamente eficazes nas funções digitais que estão disponíveis hoje nos aparelhos celulares.
             Graças ao esforço das empresas voltadas para as mídias digitais, mais especificamente neste caso os aparelhos móveis, nos tempos atuais, o recebimento e transmissão de mensagens com notícias e informações é uma prática completamente comum para grande parte das pessoas, tanto que existem países, por exemplo, a Finlândia, onde o jornalismo pelo celular é assunto levado a sério. No geral, é raro encontrar alguém que não possua um telefone móvel, ainda que não o utilize para outras tarefas além de chamadas telefônicas. Possuir um celular já coloca o indivíduo dentro do campo da era digital, mesmo que de maneira indireta.

             O público jovem é o maior consumidor das tecnologias de informação móvel. Nos colégios, faculdades, rodas de amigos em locais públicos, festas... Em qualquer lugar comum seguramente existirá uma maioria fazendo o uso de celulares para trocar mensagens, compartilhar fotos ou vídeos e até mesmo procurar notícias ou informações de última hora.

             Além das formas mais banais da publicação de informação, uma das últimas ferramentas mais revolucionárias e que continuam sendo desenvolvidas constantemente para os mobiles, são os aplicativos. Os apps, como são chamados por abreviatura, dispõem de um formato diferenciado que adapta o conteúdo original do veículo transmissor de informações para um formato adequado ao aparelho digital. A maior vantagem é que o dono do aparelho tem a possibilidade de selecionar apenas os apps que são de seu interesses pessoal. A marca Apple é uma das campeãs em criação e venda de aplicativos para seus dispositivos portáveis, como iPhoneiPod e iPad.


             O surgimento deste novo suporte de mídia (é considerado o 5º após rádio, TV, impresso e internet) vem provocando uma mudança cultural e de comportamento na parte da sociedade que se utiliza desse novo modelo de ferramenta digital. Os celulares deixaram de ser apenas úteis para ligações telefônicas.  Por um lado, facilita amplamente o contato dos indivíduos com as notícias ao seu redor ou à distância; um telefone celular em mãos hoje permite que a informação seja absorvida de maneira instantânea, econômica e eficaz. Por outro lado, a relação física entre as pessoas presentes até mesmo no mesmo ambiente torna-se cada vez mais impessoal, existindo a tendência do afastamento corporal entre elas devido ao vício e uso contínuo dos aparelhos móveis.

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