domingo, 7 de outubro de 2012

Tire dúvidas sobre as eleições

Repórter: Paloma Nascimento

A poucos dias das eleições, onde a democracia será dita, eleitores ainda têm dúvidas sobre como votar.

O voto eletrônico é o porte legal que o eleitor tem perante a sociedade para escolher seu candidato. O título de eleitor, documento que comprova que o cidadão brasileiro está inscrito na Justiça Eleitoral do Brasil e apto a exercer o compromisso para a democracia do país. 
Porém, até as eleições de 2008, a apresentação do título eleitoral não era necessária para votar. Para eleitores que estivessem regularmente inscritos na Justiça Eleitoral, bastava apresentar um documento de identidade com foto em sua seção correspondente. 

Hoje, já é necessário. Aqueles que não o têm título, devem apresentar ao mesário um documento oficial com foto que comprove sua identidade.

Os documentos aceitos são:
• Carteira de identidade;
• Passaporte ou outro documento oficial com foto de valor legal equivalente, inclusive carteira de categoria profissional reconhecida por lei;
• Certificado de reservista;
• Carteira de trabalho;
• Carteira nacional de habilitação.

O voto é obrigatório para os maiores de 18 anos e facultativo para os analfabetos, maiores de 70 anos e para aqueles que estão com idade entre 16 e 18 anos.
E aqueles que possuem deficiência que dificulta o exercício do voto ou mobilidade reduzida, podem contar com o auxílio de pessoa de sua confiança para votar, ainda que não o tenham requerido antecipadamente ao juiz eleitoral. E para os que são portadores de deficiência visual, a urna eletrônica possui o teclado com o sistema Braille.

Para votar é fácil:

Primeiro, a urna exibirá ao eleitor, o painel relativo à eleição proporcional e, em seguida, o referente à eleição majoritária, nesta ordem:

I – Vereador;
II – Prefeito e Vice-Prefeito.
Confirmando o candidato (TECLA VERDE) ou corrigindo ( TECLA LARANJA).

Quando o eleitor manifesta sua vontade de não votar em nenhum candidato ou partido político, ele aperta a (TECLA BRANCO). O voto em branco é registrado apenas para fins de estatística, e não é computado como voto válido, ou seja, não vai para nenhum candidato, partido político ou coligação.

Passos como esses auxiliam o processo eleitoral em nosso país. Vote consciente.

Lembrando que as eleições desse ano de 2012 acontecem:


 • 1º Turno: dia 7 de outubro das 8h às 17h.
Em todos os municípios para os cargos de vereador, prefeito e vice-prefeito.

• 2º Turno: dia 28 de outubro das 8h às 17h.
Se nenhum candidato a prefeito e vice-prefeito, nos municípios com mais de 200 mil eleitores, alcançar a maioria absoluta dos votos no 1º Turno, será feita nova eleição com os 2 mais votados.

Será obedecido o horário local para votação.

Créditos do vídeo ao TSE.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...