quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Vans e táxis terão mais 6 meses para circular no Parque Nacional do Iguaçu

Prazo de seis meses para fim do tráfego de veículos no entorno da unidade foi mantido. Trade reivindicava pelo menos 12 meses para se adequar à medida

Charlene Martins
Marcos Costa
Thierry Machado

Uma audiência de conciliação convocada pelo Ministério Público Federal reuniu nesta quinta-feira, 30, representantes do trade turístico de Foz do Iguaçu e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio. Realizada no prédio da Justiça Federal, o objetivo foi chegar a um acordo sobre a circulação de vans e táxis no interior do Parque Nacional do Iguaçu, limites do Brasil e Argentina.

Com base em um pedido feito por uma Ong de Porto Alegre, a justiça proibiu a entrada de veículos que não sejam da Concessionária Cataratas S.A, no parque. Depois de mobilizações feitas por taxistas e guias de turismo, a justiça decidiu liberar a entrada até dia 15 de agosto.

Na audiência,  o trade turístico reivindicava um prazo maior, de 12 meses, para veículos de passeio entrarem na reserva. Os representantes do trade foram unânimes em afirmar que a proibição afetará drasticamente o setor turístico da cidade, considerado a principal força econômica de Foz. Em seus discursos,  cobraram do ICMBio maior flexibilidade quanto à entrada no parque.

Após cerca de quatro horas, chegou-se a um acordo prévio, onde o ICMBio comprometeu-se em iniciar a revisão do Plano de Manejo do Parque Nacional do Iguaçu, mas manteve a decisão de liberar a entrada de veículos no entorno da unidade de conservação somente pelo prazo de seis meses.  

“O acordo é um bom sinal da abertura de dialogo entre o Instituto e os representantes do trade. Tenho certeza quer será possível chegar a um denominador comum, onde ganhará o meio ambiente e também a sociedade”, enfatizou Gilmar Piolla, presidente do Fundo Iguaçu.

Proibição

No dia 1o. de agosto a Justiça Federal proibiu o trânsito de veículos no percurso do Parque Nacional. Por solicitação do trade turístico, o desembargador Jorge Antonio Maurique, da Justiça Federal do Rio Grande do Sul, concedeu no dia 4 uma liminar autorizando a entrada, mas somente até o dia 15 de agosto. Passada a data, foi convocada a audiência de conciliação. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...