sexta-feira, 12 de junho de 2015

Parlamento alemão sofre ataques cibernéticos e preocupa autoridades

Raísa Boing - 7° período
Jornalismo Especializado


Um ataque de hackers vem afetando o sistema de informática do Parlamento alemão desde o mês de maio. Segundo informações divulgadas esta semana pelo porta-voz do Bundestag, Norbert Lammert, haverá substituição de máquinas e redes, além de novas medidas para fortalecer os dados dos computadores.

O primeiro ataque começou ainda em maio, quando autoridades do Parlamento reconheceram que o sistema de computadores da casa havia sido invadido. Desde então, os hackers adquiriram direitos de administrador do sistema e continuam tendo acesso à rede.

O que causa estranheza por parte das autoridades é o fato dos parlamentares não estarem ajudando com a investigação. "Ninguém da administração do Bundestag nos entregou nenhum tipo de relatório", afirmou Lars Klingbeil, presidente da Comissão Parlamentar da Agenda Digital, ao jornal Berliner Zeitung.

Bundestag (Parlamento alemão) sofre com ataques hackers desde maio

Críticas vieram também do partido opositor governista União Democrata Cristã (CDU). Tankred Schipanski, presidente da comissão da Agenda Digital, qualificou a postura da administração em relação ao ciberataque como "uma política incomum". Ele afirma que existe um relatório, mas que nem todos os parlamentares puderam ter acesso a ele.

A imprensa alemã citou na última quarta-feira (10) que fontes do Departamento de Segurança de Informações Técnicas da Alemanha (BSI) afirmam que o sistema de informática do Bundestag já não pode ser totalmente reparado, o que sugere que centenas de máquinas devem ser substituitas, gerando um gasto a mais para o governo.

Há uma suspeita por parte dos investigadores de que o ataque possa ser uma onda padrão que vem ocorrendo em diversos países, incluindo Estados Unidos e França. Alguns acreditam que hackers russos possam estar por trás das operações.

Segundo agências de notícias de toda a Europa, os mesmos vírus teriam sido utilizados no ataque cibernético à rede de televisão francesa TV5 Monde, em abril. As autoridades da França também suspeitam de que hackers da Rússia estariam por trás da invasão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...