Por: Ahlam Amira e Márcia Araujo
O Jornalismo Móvel tem como objetivo principal o uso de aparelhos celulares para captura de imagens e vídeos. Surgiu no começo dos anos 2000, se transformando em uma tecnologia que vem ao encontro desta profissão.
Através do jornalismo móvel ficou mais fácil ter acesso às informações e ao compartilhamento que se torna cada vez mais rápido e eficaz. Cada profissional tem o seu perfil e sua maneira de explorar a notícia.
“Antigamente” era necessário estar com equipamentos, microfone, câmera profissional, e no mínimo duas pessoas para pegar toda e qualquer imagem ou entrevista. Agora, todas essas funções foram disponibilizadas dentro de um aparelho móvel, que pode ser manejada por uma só pessoa.
Com o avanço tecnológico dos aparelhos móveis, profissionais da área da comunicação ficaram ainda mais ligados pela informação. Mesmo nas horas de lazer ou a caminho do trabalho, estão antenados em tudo que está a sua volta, prontos para registrarem um fato que possa se tornar notícia.
Através das performances registradas em celulares, foram criados muitos quadros em programas de televisão, incentivando o público a compartilhar suas gravações. Grande parte desses vídeos publicados nas redes sócias, ganharam milhões de visualizações, alguns personagens conquistaram o público se tornando estrelas, e hoje brilham nas telas da televisão.
Como é o caso da jovem carioca, Luane Dias, que através de sua desenvoltura com a câmera do celular, virou comentarista no programa “Esquenta”, da Rede Globo.
*Texto da disciplina de Redação
Nenhum comentário:
Postar um comentário