Por Ahlam Amira
Uma nova armadilha para acabar com o mosquito da dengue foi instalada pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) nesta segunda-feira (18), no Jardim Cataratas, próximo a aduana da Argentina. Inicialmente os aparelhos estão sendo instalado nesse bairro, porque o índice de infestação do mosquito chegou a 13%, enquanto o tolerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é de 1%.
Cerca de 512 casas vão receber as armadilhas para captura do mosquito, uma dentro e uma fora de cada residência. A armadilha, denominada Adultrap, tem eficácia comprovada cientificamente e não tem produtos químicos para combater o mosquito. A estrutura é feita de peças de plástico, de fácil montagem e manuseio. Foz já registrou 891 casos da doença este ano.
Conforme explicou o médico veterinário e chefe de divisão do CCZ, André de Souza Leandro, o equipamento já vem sendo testado há 12 anos. “Em 2003 começamos uma pesquisa sobre o equipamento e comprovamos uma série de verdades. A armadilha
é capaz de capturar a fêmea alimentada que transmite a dengue; usa apenas água como atrativo, que é o que o mosquito procura; é segura porque não vira criadouro do mosquito e não precisa de eletricidade”, concluiu.
Esta é a primeira vez que o aparelho será instalado em residências. Todos os moradores receberam orientações de como utilizar as armadilhas, que precisa apenas água como isca. "É um equipamento que não depende de energiaelétrica e nem de bateria. É ecologicamente correto, seguro e eficiente", disse o Secretário Municipal de Saúde, Charles Bortolo, que acompanhou a ação de reforço.
Todos os moradores receberam instruções de como utilizar o aparelho. Quando um mosquito for encontrado na armadilha, os moradores deverão avisar aos agentes do CCZ, para que eles possam monitorar o ambiente por um ano.
A meta da nova ação é reduzir de forma emergencial a população do mosquito, mas também iniciar um trabalho visando o próximo verão. "Em agosto começa o novo ciclo da doença, com a chegada do calor. Até lá, teremos tempo de verificar se a estratégia do Jardim Cataratas vai ter efeito positivo, se a população vai apoiar as ações e se pode ser aplicada em toda a cidade", garantiu Bortolo.
*Texto da disciplina de Webjornalismo
*Texto da disciplina de Webjornalismo
Nenhum comentário:
Postar um comentário