Jéssica Vanessa, 7º Jor
Ação visa estimular a mudança no comportamento das pessoas |
Motoristas que passaram pela Avenida Brasil, com a Rua Quintino Bocaiúva e Travessa Oscar Muxfeldt hoje (08), em Foz do Iguaçu, foram surpreendidos com a campanha de conscientização sobre o uso indevido de vagas especiais, destinadas a pessoas com deficiência e idosos. A ação que faz parte do Movimento Maio Amarelo - Atenção pela Vida aconteceu das 09h às 11h.
Os locais escolhidos registram maior número de infrações pelo uso indevido das vagas preferenciais. Além da conscientização, foram entregues panfletos e adesivos do Movimento Maio Amarelo para a população.
Segundo o coordenador de trânsito, e guarda municipal, Gerson Rodrigues Vieira, aproximadamente 60 veículos foram abordados na ação. “Durante a ação, 60 motoristas foram surpreendidos ao se depararem com as cadeiras de rodas nas vagas especiais. Em seguida, eles foram alertados quanto ao uso das vagas e orientados. O propósito é que as pessoas se sensibilizem e não comentam infrações desse tipo”, explica Gerson.
Apesar de ser proibidos por lei estacionar em vagas especiais, muitos motoristas comentem a infração, como aponta o levantamento do Instituto de Transportes e Trânsito de Foz do Iguaçu – Foztrans. De acordo com o estudo, somente no mês de janeiro deste ano, foram notificados em Foz do Iguaçu 241 motoristas em vagas para pessoas com deficiência e 220 em vagas para idosos, totalizando 461 infrações. A lei de trânsito é clara e prevê multa de R$ 53,20 e três pontos na carteira para quem estacionar nesses locais.
“As cadeiras de rodas serviram para chamar a atenção dos motoristas não somente hoje, mas todos os dias”, comentou o coordenador do Movimento Cidade Unida, Gilberto Ivan dos Santos.
Maio Amarelo
Neste mês, as ruas de Foz do Iguaçu estão sendo palco das ações do Maio Amarelo – Atenção pela Vida que engloba mais de 20 atividades educativas, com objetivo de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.
O movimento Maio Amarelo é celebrado mundialmente em 18 países com a mesma proposta: frear o índice de acidentes, diminuindo-o pela metade. A meta foi sugerida pela Organização das Nações Unidas (ONU) por meio do tratado Década da Ação pela Segurança no Trânsito 2011-2020.
Nenhum comentário:
Postar um comentário