Quando seguramos um jornal impresso, sentimos que seu espaço físico é limitado e super explorado. Agora, se decidirmos ir para sua versão digital, percebemos que o espaço parece não ter fim. Podemos consultar a notícia como quisermos. Além, claro, da possibilidade da hiperligação de um artigo a outro.
Mas esse dinamismo todo nem sempre é bom. As vezes, quando vamos pesquisar algum artigo na versão digital, sentimos aquela dificuldade de achar uma conclusão sobre um assunto, acabamos vagando para um outro assunto totalmente diferente ou somos pegos de surpresa por alguma distração.
Outro ponto interessante de diferenciação entre estes meios é a hierarquização da notícia. No impresso, a notícia publicada de acordo com seu grau de importância. Já no digital, vem por ordem de publicação e popularidade. A imagem também é um destaque. Enquanto muitos jornais ainda utilizam das imagens em preto e branco - padrão que predominou por décadas - a web só aceita imagens coloridas e de alta nitidez.
E por fim, o fator crucial que separa o impresso do digital é a interatividade. Enquanto um restringe apenas a leitura, o outro torna um leitor em um produtor de informação.
impressoxdigital
impressoxdigital

Nenhum comentário:
Postar um comentário