A
interatividade é uma das características do jornalismo praticado nas redes
digitais que mais apresenta potencial de desenvolvimento na web 2.0. A segunda
geração da Internet está baseada no princípio da construção coletiva, no
incentivo do caráter colaborativo e na valorização da participação dos
sujeitos. Nesse sentido, potencializam-se a construção social do conhecimento e
a livre produção, troca e circulação de informações.
Dentro
desse contexto, a interatividade é ampliada a ponto de o público produzir conteúdo
de interesse noticioso para publicações presentes na Internet. Então, surgem
sites que se autodenominam jornalísticos e são compostos por informações enviadas
por colaboradores que não são, necessariamente, jornalistas com formação profissional.
Com isso, aumenta o número de publicações produzidas por cidadãos comuns e a oferta da informação. Essas transformações
acabam por gerar mudanças nas formas de jornalismo praticadas em redes digitais.
A
interatividade na internet parte do ponto onde o informante e o informado se
comunicam, trocam informações. Quem busca as informações, partilha de seu
conhecimento que outros leitores também terão acesso. A interatividade é um
diferencial do jornalismo online, que permite essa interação imediata de
leitores de todos os lugares.
Com a Web 2.0 e a mudança do foco da publicação para a
participação, passou-se a valorizar cada vez mais os espaços para interação
mútua: o diálogo, o trabalho cooperativo, a construção coletiva do comum.
Jéssica Campos
Jéssica Vanessa
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