quinta-feira, 27 de março de 2014

Interatividade jornalística

No princípio, a web era uma plataforma que não permitia muita interação entre usuários e conteúdo. As páginas apenas o deixavam expostos, mas não era possível comentar sobre um fato ou criar uma reflexão. O autor do site não recebia o feedback. Com a criação da web 2.0, essas características foram habilitadas para o uso daqueles que além de procurarem informações, queriam agregar a esse conteúdo.

Atualmente, os usuários procuram cada vez mais assuntos variados. E não basta apenas ler um texto ou ver um vídeo. Eles precisam de um conjunto de ferramentas que complementam as informações que estavam à procura. 

Para suprir essa incessante busca por informação, as plataformas da web voltadas para a produção de conteúdo - como blogs, redes sociais e páginas de notícias - fazem uso de vários recursos, como vídeos, áudio, imagens e textos. Essa característica é chamada de multimídia, que permite a convergência de todas as ferramentas de conteúdo.

A multimídia é complementada com a interatividade, que oferece aos usuários maior interação com as informações que eles estão recebendo. O compartilhamento também é facilitado e os internautas podem encontrar outros que tenham a mesma opinião e debater, conversar e trocar ideias sobre o assunto. 

Um exemplo disso são os jornais impressos com versão web. Eles decidiram fazer portais interativos para incluir os leitores e  os usuários no trabalho jornalístico. Por exemplo, vários portais possibilitam a opção "Eu Repórter". Isso permite as pessoas comuns criarem matérias de seu interesse e dos demais.

Por Luisa Fernanda e Natália Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...