quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

O rascunho da internet


Luisa Gomez
Patrícia Fernandes
5o. Jornalismo


No período da Guerra Fria, na década de 1960, tanto a URSS quanto o governo dos Estados Unidos perceberam a importância de controlar e o usar os meio de comunicação. Desta forma começou uma guerra do poder da informação. O exército norte-americano começou uma pesquisa que permitiria manter as informações do governo a salvo, pois temia-se um ataque por parte do governo russo às bases militares, onde havia informações importantes e secretas.

Dessa maneira os norte-americanos idealizaram um modelo de troca e compartilhamento que permiti a decentralização das informações. Assim, se alguma base militar fosse atacada a informação não seria perdida. Esse plataforma em rede foi chamada de ARPAnet , criada em 1969, que funcionava como um sistema de transmissão de dados em rede de computadores, dividindo as informações. Assim não havia  perigo de perde-las. O ataque dos inimigos nunca aconteceu, mas o governo norte-americano, nessa época não percebeu que estava dando inicio ao maior fenômeno mediático do seculo XX.

A primeira demostração pública da internet foi realizada na cidade de Washington, durante a I Conferência sobre Comunicações Computacionais e contou com 40 máquinas e o terminal interfase processor (TIP). Em 1973, a Inglaterra e Noruega foram os dois primeiros países a estabelecer conexão internacional com a ARPAnet, por meio da universidade de Harvard.

Hoje em dia a internet tornou-se um dos meio de comunicação mais importantes e influentes, que permite uma conexão direita entre os usuários em tempo real. Há uma troca de informações sem limites. O grande diferencial e a rapidez com que os dados são transmitidos e a facilidade que tem as pessoas de se comunicar e se conetar umas com as outras eliminando fronteiras, oferecendo aos seus usuários a possibilidade de conhecer o mundo virtualmente.


.  










  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...