A cada link, a internet demonstra a versatilidade e facilidade de reunir vários tipos de informação em um único lugar
Por Oly Junior e Rodrigo Mattjie
Hoje em dia é praticamente
impossível pensar na internet, sem que se lembre das imagens, sons, vídeos e
outras tantas formas de comunicação. A hipertextualidade é a característica da
web que garante a interligação, seja ela entre diversas páginas ou até mesmo as
referenciações.
O simples ato de “navegar” teria
outra percepção sem a presença dos recursos multimídia existentes hoje. A
hipermídia garante que a internet, seja muito mais interativa e com garantias
de continuidade.
Do ponto de vista técnico não
existem diferenças ao criar links para textos, imagens ou até mesmo arquivos de
áudio. Desta forma a criatividade na hora de criar as “ramificações” do
material ficam por conta do autor.
Pierre Lévy, em 1993 já explicava no
livro As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da
informática, que “a disposição das informações na internet, com o auxílio dos
hiperlinks, disponibiliza os conteúdos relacionados conforme seu
desenvolvimento, a partir da ideia de que hipertextos transformam
automaticamente palavra em texto escrito. Dessa maneira, são como as
associações na mente humana, que se movimenta de uma representação para outra
ao longo de uma rede intricada”.
No jornalismo essa maneira de gerar
os materiais requer uma maneira própria de planejar, organizar e elaborar as
pautas. Fragmentar as matérias em pequenos blocos faz com que os leitores
acessem diferentes partes mais facilmente.
A acadêmica do curso de Análise e
Desenvolvimento de Sistemas de Informação da Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Kelly Thums, considera que esta fragmentação, além de facilitar o
acesso às informações também proporciona novos caminhos, assim como também a
diversidade de olhares, aprimorando o conteúdo do leitor.
Na internet, caracterizada pelo
espaço ilimitado, o dinamismo prende a atenção dos leitores. Por isso o domínio
das características da internet garante a persuasão do meio sobre o usuário,
gerando assim construções e enredos criativos.

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