sábado, 22 de junho de 2013

As características do Webjornalismo



A internet dispõe de inúmeros recursos dos quais hoje são considerados indispensáveis à comunicação, e é no Webjornalismo que algumas características se destacam. Comumente deparamo-nos com uma série de recursos, sites, blogs e notícias que tendem prender a atenção. Partindo disso,  a internet criou mudanças no jornalismo habitual.O processamento de informação e a difusão da notícia se tornaram muito mais instantâneos pela web. E, como forma de diferenciar o modo de comunicação com os demais veículos, o Webjornalismo possui seis características em destaque, elas são: Hipertextualidade, interatividade, multimidialidade, instantaneidade, personalização e memória/ apetência. 

Hipertextualidade
Hipertexto foi um termo criado por Theodor H. Nelson no ano de 1960, com o objetivo de nomear uma nova tecnologia da informática. A hipertextualidade é o modo de notícia que deixa o leitor livre para seguir o seu próprio caminho no texto. Para isso, o texto é formado por hiperlinks que levam o leitor a diversos  parâmetros da informação. Essa técnica é aplicada com o intuito de ligar diferentes mídias, como: imagens, textos, vídeos e sons. A característica é considerada não-linear e não-sequencial, pois o leitor ‘clica’ onde bem entender. Essa disposição de escolha faz com que a pessoa que lê a notícia transcorra por diversas outras vertentes através dos links. Sendo assim, é como se o fim do texto é momento quando o leitor resolver parar de ler, e não quando a notícia chega ao fim.

Multimidialidade
A multimidialidade existe graças a uma sobreposição de mídias. As várias formas de se conectar e estar ligado à internet abre uma extensão de elementos que atraem o leitor. No jornalismo, a multimidialidade é vista em reportagens especiais onde são utilizados vários tipos de mídias: vídeos, imagens, infográficos, sons, ilustrações, hiperlinks, hipermídias e texto. Com isso a característica (multimídia) se torna um recurso atraente, e que por muitas vezes facilita o entendimento da notícia, dando ao leitor várias opções de conteúdo.

Interatividade
O sistema interativo é considerado a ferramenta onde se pode passar a informação. Grandes sites e portais de notícias aderem a essa característica como forma de disseminar uma determinada notícia ou fato, em meio à usuários e redes sociais. É através da interatividade que o internauta troca informação, fotos, vídeos, conteúdos em geral. No Webjornalismo a interatividade passa a ser usada como a ‘passagem da informação’.  Além disso, os próprios portais de notícias criam enquetes, promoções, espaço de recado, ‘fale conosco’, como forma de interação direta com o leitor, a fim de conhecer o que o usuário busca no espaço. Essa aproximação, por muitas vezes, gera trocas, seja em conteúdo ou participação.

Personalização
A personalização vem como ferramenta de entreter o leitor a consumir uma determinada informação/ site ou portal. Dentro das opções estão: o recebimento de um informativo, de um newsletters, alertas noticiosos, vídeos, charges, foto legendas, links, entre outros meios que podem incluir-se na personalização da notícia. Essa característica deve prender a atenção do internauta, justamente por conta da criatividade e da forma como são aplicadas e usadas pelos grandes portais e sites.

Instantaneidade
Um dos fatores que marcam o Webjornalismo é a instantaneidade da notícia. A ideia é que os fatos sejam transmitidos ao leitor no momento em que acontecem, ou quando possível de forma direta. Além disso, o instantâneo dispõe do ágil e real. Isso acontece principalmente em coberturas ao vivo, ou até mesmo na continuidade de uma informação dada. Essa agilidade torna a Web o maior meio de comunicação acessado durante fatos de grande repercussão. A facilidade de busca e resposta é grande, comparado aos demais meios de notícias. Justamente por isso, muitos leitores têm preferido a internet por conta da instantaneidade.

Memória / Atualização Contínua


A atualização contínua é a utilizada como forma de aprofundar um manter o leitor informado ao conteúdo, fazendo com que ele esteja recebendo a informação a todo o momento. Essa viabilidade de ter a atualização da notícia contínua tem como objetivo tornar os fatos interessantes ao internauta, fazendo com que, aquilo que esta sendo visto fique na memória e também que instigue o leitor a voltar no mesmo portal. A ideia é manter a leitura atualizada de todo e qualquer modo, com textos informativos e de fácil entendimento. (Daryanne Cintra).  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...