terça-feira, 2 de abril de 2013

A diversidade gastronômica da Tríplice Fronteira


Andresa Cristina Krein - 5°. Jornalismo
      
Foz do Iguaçu, na Tríplice Fronteira do Brasil, Paraguai e Argentina, é uma cidade de muitos povos e culturas. Por aqui você encontra comida árabe, chinesa, italiana, tailandesa e japonesa, por exemplo. A diversidade gastronômica é vasta.
 
A cidade conta com 241 estabelecimentos e recebe influência na culinária, além das etnias que vivem aqui, dos vizinhos paraguaios e argentinos.

A culinária paraguaia e argentina
 
Na culinária paraguaia percebe-se bastante o ‘gosto’ indígena. O que predomina é o milho e a mandioca. Nesses cardápios pode-se encontrar a sopa paraguaia, uma torta feita com farinha de fubá, queijo ralado, cebola, milho verde e manteiga. A chipa, um bolinho assado de polvilho com manteiga e queijo, que também lembra muito um pão de queijo. Também a chipa guazu, uma variação da sopa paraguaia que inclui ovos e leite, geralmente servido ainda quente.
 
Já na Argentina destacam-se as carnes e o vinho, uma gastronomia inspirada nos países europeus. As carnes normalmente vêm acompanhadas por batatas fritas e saladas. Um prato típico é o puchero criolo, uma modificação do cozido espanhol, feito com mais carnes e menos grão de bico. As famosas empadas também fazem sucesso na região. São preparadas com uma leve massa recheada com carne, cebola, ovos, azeitonas e temperos. O arroz portenho, o locro e a picada, também  fazem parte da gastronomia argentina.
 
Foz do Iguaçu é uma cidade com a cara e o gosto do povo.

E ai, deu água na boca???

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...