terça-feira, 19 de março de 2013

Futebol americano ganha força na Fronteira


Raísa Boing - 5o. Jornalismo
 
 
Você sabia que o futebol americano, esporte mais adorado nos Estados Unidos, começa a fazer sucesso também no Brasil? Além dos jogos da National Football League (NFL), o torneio oficial da modalidade, ganhar cada vez mais audiência do público brasileiro, começam a surgir também equipes no país.
Elenco do Black Sharks para a temporada 2013 (Foto: Dayane Kushima)

 
Foz do Iguaçu é uma das cidades onde o futebol americano ganhou força. Em 2008, foi criado o Foz do Iguaçu Black Sharks, que atualmente não é só uma equipe, mas também uma "Associação Esportiva" que conta com aproximadamente 70 atletas e mais de 40 associados. Os “Tubarões Negros” participam do Torneio Paranaense de Futebol Americano, que é disputado desde 2009 e conta com a participação de sete equipes.

 
Helder Ludwig é ex-presidente do Black Sharks e um dos fundadores da equipe. Ele conta que tudo começou com um grupo de amigos amantes do esporte na fronteira. Junto com o parceiro Marcelo Somer decidiram formar um time de futebol americano.  A equipe começou a jornada em agosto de 2008, após Ludwig reunir uma turma e ensinar os princípios básicos e toda
a técnica do jogo.


Com apenas um ano de fundação, o Black Sharks já contava com equipamentos e infraestrutura adequada. Hoje, acumula no currículo diversas conquistas. Em 2009 terminou o Campeonato Paranaense em 3º lugar. Já em 2010 conseguiu sagrar-se vice-campeão. Outro feito importante foi a conquista da Divisão Branca, na Liga Brasileira de Futebol Americano, também em 2010.

 
Em 2012, a equipe realizou um amistoso contra o Corinthians Steamrollers, um dos principais times de futebol americano do Brasil. O jogo valeu o Troféu Vote-Paraná TV e foi disputado no Estádio Pedro Basso, com casa cheia. A equipe acabou perdendo a partida por 27 a 22, mas fez um jogo equilibrado contra o time paulista.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...