De forma diferente e original o Newsgames
foi criado em setembro de 2003, pela produtora americana Newsgaming. A ‘nova
fórmula’ de comunicação foi inspirada nos atentados de 11 de setembro nos
Estados Unidos. O Newsgames é um game baseado em informação e noticia. O jogo
traz um conteúdo programático que se alia com a informação passada na noticia.
A idéia é elevar o interesse do leitor pelo conteúdo além também de ajudar na
concentração e absorção dos fatos. No inicio o sistema foi implantado em
grandes jornais como The New York Times.
Em um tempo onde a tecnologia e
conectividade são sinônimos da informação, muitos sites têm investido
fortemente neste novo mecanismo de comunicação, por todo o mundo. Inúmeros são
os fatores que impulsionam a internet como meio de informação ágil e constante.
Numa proporção onde, a realidade aponta o crescimento de ‘conectados’, o
ingresso de novos meios, que atendam as expectativas do leitor, são cada vez
mais freqüentes. Como se não bastasse essa ampliação, a sensação que se tem é
que nos dias de hoje, as crianças, jovens, adultos estão cada vez mais
configurados às novas tecnologias e avanços.
Embora o público seja os mais
diferentes, o segmento Newsgames atinge diretamente os jovens. O consumo de
jogos eletrônicos pode se comparar ao consumo da mídia televisiva. Nessa
situação, a produtora americana Newsgaming criou o Newsgame, com o objetivo de
realmente atrair leitores jovens, que por muitas vezes possuem algum déficit de
atenção na hora de entender ou compreender algo. Essa explicação se aplica
também na hora dos estudos, onde o Newsgame tem a função de amplificar a
atenção do aluno, tornando os games uma grande fonte de consumo e informação.
O programa já é aplicado pela revista
Super Interessante no Brasil, e possui movimentos simples e fáceis, onde
geralmente é só apontar e clicar. Além disso, o Newsgame é aplicado também em
gráficos 2D programados em flash e movimento.
Repórter Tarik Yassine
Nenhum comentário:
Postar um comentário