Márcio Albino e Luana Gonçalves
O brasileiro tem a persistente mania de separar diversão
de conhecimento. Suspeito que seja algo próprio da cultura, da mãe que obriga o
filho a fazer a tarefa para somente depois ir brincar.
Essa mentalidade de “primeiro a obrigação, depois a
diversão” nos faz perder possibilidades alternativas de transmitir informação e
conhecimento.
Focando nesta falha, surgiu o NewsGames, buscando
reinventar os jogos eletrônicos e transformá-los em meio de comunicação,
ensinando através do jogo soluções para problemas reais no dia a dia da
sociedade.
Quando se
aplica a informação num “game”, o cérebro realiza mais sinapses, fortalecendo a
habilidade cognitiva e tornando a informação muito mais enraizada de quem joga.
É uma área em
desenvolvimento, mas com um futuro promissor e um potencial para gerar, cada
vez mais, novas formas de comunicação.
Alguns fatores que permeiam os NewsGames:
Multimidialidade : É a convergência entre imagem,
som, narrativa escrita na forma de jogo e criada a partir de uma notícia.
Interatividade: Pode ser sentida no contato do usuário com o newsgames, quando ele
reconhece prazeres inerentes às histórias narradas nos jogos.
Hipertextualidade : É o fator que permite direcionar o leitor de
jornais eletrônicos para o ambiente lúdico. Dar contexto.
Personificação : Permite que o usuário crie jogos a partir de noticiários, segundo seu
ponto de vista sobre o tema.
Memória :
Pode ser ativada quando o usuário se lembra da notícia no jornal, fazendo com
que procure o formato de game em busca de outra forma de consumo da notícia.

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