quinta-feira, 1 de novembro de 2012

NewsGames: informação e entretenimento numa cousa só!


Márcio Albino e Luana Gonçalves


O brasileiro tem a persistente mania de separar diversão de conhecimento. Suspeito que seja algo próprio da cultura, da mãe que obriga o filho a fazer a tarefa para somente depois ir brincar.
Essa mentalidade de “primeiro a obrigação, depois a diversão” nos faz perder possibilidades alternativas de transmitir informação e conhecimento.
Focando nesta falha, surgiu o NewsGames, buscando reinventar os jogos eletrônicos e transformá-los em meio de comunicação, ensinando através do jogo soluções para problemas reais no dia a dia da sociedade.
Quando se aplica a informação num “game”, o cérebro realiza mais sinapses, fortalecendo a habilidade cognitiva e tornando a informação muito mais enraizada de quem joga.
É uma área em desenvolvimento, mas com um futuro promissor e um potencial para gerar, cada vez mais, novas formas de comunicação.

Alguns fatores que permeiam os NewsGames:

Multimidialidade :  É a convergência entre imagem, som, narrativa escrita na forma de jogo e criada a partir de uma notícia.
Interatividade: Pode ser sentida no contato do usuário com o newsgames, quando ele reconhece prazeres inerentes às histórias narradas nos jogos.
Hipertextualidade : É o fator que permite direcionar o leitor de jornais eletrônicos para o ambiente lúdico. Dar contexto.
Personificação : Permite que o usuário crie jogos a partir de noticiários, segundo seu ponto de vista sobre o tema.
Memória : Pode ser ativada quando o usuário se lembra da notícia no jornal, fazendo com que procure o formato de game em busca de outra forma de consumo da notícia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...