quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Entreterimento Jornalístico: uma nova ferramenta chamada NewsGames

      Repórter Paloma Nascimento 

             A inovação da internet remete a uma forma diferente de fazer com que o leitor esteja concentrado em um texto jornalístico. A era digital trouxe significativas mudanças técnicas e culturais. 

            Os jogos eletrônicos e infográficos criados para entreter o leitor são exemplos das transformações. Newsgames, assim chamados, são jogos que relacionados  ao assunto que a matéria está abordando, dando mais ênfase ao texto.
            O termo Newsgame surgiu em 2003. Trata-se de jogos elaborados com base nas notícias de caráter jornalístico, que propõe-se a categorizar, analisar e elucidar questões referente a constituição e aplicação da matéria. 
Esse foi um dos meios que o jornalismo criou para continuar nessa leva de globalização digital.

            A informação com interatividade veio mostrar que você, meu caro leitor, pode encontrar um modo de interagir e “brincar” tratando notícias factuais e sérias de uma forma descontraída.
            Esse modo, agregar matéria e games, vem sendo usado pelos  principais jornais como o The New York Times - e também revistas de notícias em geral, como a Superinteressante, da editora Abril.
          
  Segue exemplo utilizado  em uma matéria em 2008 pela Superinteressante, da editora Abril, sobre a febre da série CSI,  que causou polêmica na época, um "jogo jornalístico".

         

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...