A inovação da internet remete a uma forma diferente de fazer com que o leitor esteja concentrado em um texto jornalístico. A era digital trouxe significativas mudanças técnicas e culturais.
Os jogos eletrônicos e infográficos criados para entreter o leitor são exemplos das transformações. Newsgames, assim chamados, são jogos que relacionados ao assunto que a matéria está abordando, dando mais ênfase ao texto.
O termo Newsgame surgiu em 2003. Trata-se de jogos elaborados com base nas notícias de caráter jornalístico, que propõe-se a categorizar, analisar e elucidar questões referente a constituição e aplicação da matéria.
Esse foi um dos meios que o jornalismo criou para continuar nessa leva de globalização digital.
A informação com interatividade veio mostrar que você, meu caro leitor, pode encontrar um modo de interagir e “brincar” tratando notícias factuais e sérias de uma forma descontraída.
Esse modo, agregar matéria e games, vem sendo usado pelos principais jornais como o The New York Times - e também revistas de notícias em geral, como a Superinteressante, da editora Abril.
Nenhum comentário:
Postar um comentário