quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Os newsgames vieram pra ficar

REPORTER: MÁRIO CELSO


A nova modalidade de jornalismo que utiliza a interação entre jogos e informações é aposta mais forte dos comunicadores para os próximos anos. Os newsgames, já muito utilizados nos grandes portais de comunicação, difunde-se à medida que cresce o número de smartphones pelo mundo.

Jogos da memória e perguntas e respostas são usados freqüente na busca pela imersão no assunto deste público cada vez mais conectado mas com menos interesse para ler. E, onde há um novo nicho de mercado, há interesse da indústria.

O programador de softwares Willian Wurmeister vem trabalhando na criação de novos aplicativos para smartphones. Há um ano no mercado, o profissional estuda o funcionamento dos newsgames para assessorar na criação de conteúdos para veículos de comunicação.
Esperançoso, Wurmeister vê grandes possibilidades de crescimento desta nova ferramenta. “Há uma dificuldade cada vez maior de concentração e isso não torna a leitura interessante para quem busca notícias. Um jogo, neste caso, pode atrair e reter a pessoa com a combinação de entretenimento e informação” diz.

A difusão dos aparelhos móveis abre uma perspectiva ainda mais animadora para o programador. “Estamos apenas começando o ciclo de vida dos smarthphones, há um caminho longo pela frente. Dentro de alguns anos este será o principal veículo de comunicação das pessoas. É prático, portátil e cada vez mais barato” conclui.

De fato este é o caminho. Uma projeção realizada pela consultoria IDC, publicado no site globo.com, aponta para o crescimento de 72% das vendas dos smartphones já em 2012. Isso significa mais de 15,4 milhões de unidades no mercado brasileiro. É nesta onda que o jornalismo pretende surfar com aplicativos de newsgames.

O conteúdo, preparado como qualquer outro produto jornalístico com pauta e apuração fatos, conta ainda com um trabalho de design e elementos gráficos. A arte, neste aspecto, contribui para a recriar uma realidade que se está vivendo sem fugir do compromisso de responsabilidade e veracidade da informação.

Apesar de algumas divergências entre  jornalistas que veem os jogos como uma ferramenta de comunicação e outras que afirmam que são apenas mais um meio de entretenimento, os newsgames vieram pra ficar. Mais que uma busca por novos públicos, é uma arma para sobrevivência do jornalismo quando, sua forma tradicional, perde cada vez mais importância.

Confira os newsgames abaixo e tire suas próprias conclusões.

HOMENS x MULHERES
MÁFIA  



 
FILOSOFIGHTERS  
NECROSIS
                                                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...