quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Barreado, prato típico do Paraná


 Conhecido há mais de 200 anos no litoral paranaense, o barreado surgiu durante o  Entrudo - uma festa semelhante ao carnaval, onde as pessoas brincavam de jogar ovos e pó de mico uma nas outras. Para as mulheres participarem dos quatro dias de festa, elas preparavam uma panelada de barreado e durante esses dias a comida só era requentada, mas a carne não perdia o sabor.
 
Os primeiros barreados eram feitos dentro de uma panela de barro, depois era fechado e enterrado, sobre ele acendiam uma fogueira, o cozimento se dava com o próprio calor, sem precisar adicionar água.
Ao longo do tempo muitas maneiras de fazer o barreado surgiram, uma delas você verá na receita abaixo:

Ingredientes:
•  2 kg de paleta bovina desossada(s)
•  300 gr de bacon fatiado(s) 
•  2 unidade(s) de cebola
•  3 cabeça(s) de alho
•  4 folha(s) de louro
•  1 colher(es) (chá) de cominho
• quanto baste de sal
•  quanto baste de pimenta-do-reino branca

Massa:
•  2 xícara(s) (chá) de farinha de mandioca crua
• 1 xícara(s) (chá) de farinha de trigo
•  quanto baste de água
Modo de preparo:
Barreado: imagem da internet.

Corte a carne em pequenos cubos. Bata a cebola e o alho no liquidificador com um pouco de água. Cubra o fundo de uma panela grande com o bacon. Coloque um pouco de carne, tempere com o cominho, o louro, o sal, a pimenta e cubra com um pouco da cebola e do alho. Faça mais duas outras camadas até acabar os ingredientes. Adicione água até cobrir 5 cm acima da carne. Feche a panela, vede com a massa e coloque para cozinhar em fogo alto por 3 horas e fogo baixo por sete horas. Deixe descansar por oito horas com a panela fechada.

Massa:
Misture as farinhas e vá despejando água até obter uma massa que deve ser grossa o suficiente para vedar a panela do Barreado. Às vezes a farinha usada para vedar a panela acaba se desgrudando, deixando o vapor escapar. Antigamente as pessoas sapecavam uma folha de bananeira no fogo para amolecer e amarravam na boca da panela para ajudar a vedar. Se você não tiver uma folha de bananeira, você poderá utilizar celofane próprio para cozimento e colocar um peso sobre a tampa da panela. 

Modo de servir:
Coloca-se um pouco de farinha de mandioca no fundo do prato e acrescenta-se o caldo misturando bem. Em cima desse pirão sirva a carne desfiada, acompanhado de banana, laranja e arroz.
Rendimento: 8 porções.

Antonio Carvalho,dá dicas para tornar o barreado mais saboroso: “Após preparar o prato acrescentar algumas gotas de pimenta malagueta, e para manter a tradição o prato deve ser servido em cumbucas de ferro.” Agora é só seguir a receita e saborear a nossa comida típica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...