quinta-feira, 27 de setembro de 2012

50 coisas sobre o mundo 2.0


 
O e-book 50 coisas que aprendi com o mundo 2.0 é uma junção de tópicos elaborados pelo autor Carlos Nascimento. O livro é dividido em cinco capítulos com temas diferentes. Em ordem sequencial: O que aprendi com a internet; O que aprendi com as Empresas; O que aprendi com o Governo;  O que aprendi com os Debates e por fim, O que aprendi com a Política.
 
Para que fosse possível a apresentação do trabalho, os integrantes do grupo estudaram os tópicos, fizeram anotações e escolheram os preferidos de acordo com à vivência e a bagagem cultural de cada um. O autor pincelou o tema e deixou em aberto a pesquisa para os leitores e nos fez buscar mais conhecimento.
 
Os tópicos sobre internet chamaram atenção devido ao nosso convívio diário com esse elemento que revolucionou a história, como cita o autor em algumas passagens do livro. 
O autor explica que a internet é uma articulação do que já existia no passado com tecnologias novas. Ele também comenta que podemos passar por uma revolução na informação, como ocorreu no passado, e cita o exemplo do papel.

Essa revolução,  acontece agora, e ainda está no começo, diz Nascimento, pois a tecnologia está avançada, mais as pessoas em si, não estão. A revolução é tanta que a internet hoje substituiu a carta de papel. Não precisamos mais esperar 20 dias para falar com alguém, podemos ver a pessoa e falar com ela em um simples clique.
 
Com tanta mudança no mundo, as pessoas estão deixando de usar a internet para o bem próprio e usando para outros fins. “Há fortes indícios de que a Internet e suas consequências sejam motivadas pelo acentuado aumento da população ocorrido nos últimos 200 anos, quando passamos de um para sete bilhões de habitantes, o que obriga a toda a sociedade a rever seus modelos de gestão, onde se inclui principalmente a forma de exercer o poder nas políticas, nas empresas, nas escolas, etc.”.

Carlos Nascimento também fala que as pessoas quanto mais passam em frente do computador sem pesquisar algo que traga inteligência, fica 'burra' ao passar do tempo, e isso é irreversível.
 
No aspecto empresarial,  o autor cita a descentralização, que pode ser exemplificada com a mudança da figura paternal do chefe.
 
Em questão de empresas 2.0 comenta que hoje as empresas não lançam mais produtos sem saber o que o consumidor quer, e sim lançam o que o consumidor quer consumir, ao contrário do que era há dez anos.
 
Atualmente as empresas investem em “pessoas” para olhar, avaliar e questionar sobre o produto. A empresas mandam seu produto para avaliação; se aceitáveis são lançados.
 
Outras citações referem-se às mudanças na empresa com as tecnologias, na comunicação interna, na visão, e ao “novo sucesso” afinal, não estamos mais atrás apenas dos lucros.

Em relação aos debates, o autor menciona opiniões de blogueiros, fala sobre como debates devem ser realizados de modo a beneficiar todos os participantes.  

Antes, os debates eram feitos por uma só pessoa, no caso o professor. Hoje em dia os alunos participam das aulas, e é professor também. Ambos saem com conhecimento, e não somente o professor é quem tem a verdade pronta. Porém as pessoas têm que ter capacitação para falar.

Já sobre o governo, o autor comenta que a tecnologia ajudou muito, pois hoje temos acesso às fichas dos governantes, sabemos sobre uma cidade sem sair de casa, o que ela gasta, o que o prefeito está fazendo e onde este dinheiro está sendo aplicado.

O autor relata que a primeira fase da Internet foi a de colocar os dados; depois vários serviços apareceram, no chamado Governo Eletrônico, mas não houve mudanças na relação com o cidadão. É ele lá e o Governo aqui e não os dois juntos criando dentro de uma mesma plataforma. Hoje temos “tudo” mais não temos hábito de ir e ver o que esta acontecendo no nosso país.

Nascimento fala sobre política e que atualmente governadores, prefeitos, vereadores estão mais perto dos seus eleitores. As redes sociais são a mão amiga dos candidatos. No facebook colocam suas propostas, para que assim o usuário compartilhe e espalhe como um vírus na rede.

A política deixou de ser feita em reuniões, comícios e velhas carreatas. Agora, quanto mais tecnologia, melhor para candidato. Isso o aproxima da realidade e do cotidiano do seu eleitor.


Charlene Martins
Doriva Santos
Thierry Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...