As maiores invenções surgiram de ideias que já foram consideradas impossíveis, tecnologias que uma sociedade antiga jamais imaginaria existir.
Terraformação, ou "Terraforming", é uma hipótese científica, de que é possível modificar a estrutura de um planeta, alterando sua atmosfera e condições, permitindo assim criar um ecossistema capaz de sustentar vida.
Desde a corrida espacial, a exploração do universo tem sido um tema enfatizado com as produções hollywoodianas, ficção científica, filmes e discussões sobre a actual situação da Terra, principalmente com o aumento da poluição sobre o planeta.
Mas hoje isto está mudando, o termo foi usado pela primeira vez em um romance de 1949, chamado Seetee Shock, e a partir da década de 80 o conceito tem sido estudado na Engenharia Planetária.

Sem rodeios, isto é possível?
Existem várias teorias e sugestões de como isto poderia acontecer. O candidato mais viável para a Terraformação é Marte
Para que isto acontecesse, hipoteticamente, seria necessário espalhar o gás Amônia pelo planeta, para criar efeito estufa e aquece-lo. Embora não aja quantidade suficiente na Terra de Amônia para fazer isto, alguns especulam que uma chuva de meteoros poderia resolver o problema.
Dependendo do nível de dióxido de carbono e de hidrogênio na atmosfera pode ser possível produzir calor, água e grafite através da reação de Bosch. Alternativamente a isto, reagir o hidrogênio com a atmosfera de dióxido de carbono renderia metano e água. O metano poderia ser exalado na atmosfera contribuindo para o efeito estufa.
Sozinhos no universo?
Seria um processo longo e talvez não seguro, a Terraformação não é viável para nosso planeta, causaria instabilidade financeira com os países envolvidos, além de que não são todos os astros que poderiam ser terraformados.
A melhor solução é investirmos para que nosso próprio planeta seja "terraformado" e não destruído por nós mesmos. A Terraformação pode um dia vir a ser possível e viável, até lá, só Deus sabe.

Nenhum comentário:
Postar um comentário