Repórter: Tarik Yassine
Editora: Karla Grignet
O protesto realizado nesta manha em Ciudad Del Este chamou a atenção de quem passava pelo centro comercial da cidade vizinha. Cerca de 250 pessoas participaram de uma passeata a favor da volta do ex-presidente Fernando Lugo. Entre líderes de movimentos sociais, sem tetos, políticos, todos clamavam aos gritos pela saída de Federico Franco.
O objetivo era chamar a atenção das pessoas para o problema que domina o Paraguai nesses dias. Em um ato de revolta, eles resolveram fechar a ponte, e por 1 hora ninguém podia atravessar a ponte, nem mesmo andando.
O motivo dessa revolta é pela saída conturbada de Fernando Lugo, que sofreu um impeachment neste final de semana. O problema envolvendo campesinos e policiais, que resultou em 17 mortes foi um dos motivos que contribuíram para isso. A alegação é que o ex-presidente agiu com negligencia no caso. O aumento de numero de mortes no país e o suposto apoiam a jovens de movimento socialista também foram determinantes para sua queda.

Manifestantes tomam conta do centro da cidade
A passeata percorreu todo o centro, prejudicando o comércio da cidade. O movimento foi bem fraco, e muitos lojistas fecharam seus estabelecimentos com medo de que alguma confusão pudesse vir a acontecer. A incerteza toma conta tanto do povo paraguaio, como de brasileiros, árabes, chineses, estrangeiros que tem comercio em Ciudad Del Este. A expectativa de todos é que o caso seja resolvido essa semana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário