segunda-feira, 9 de novembro de 2015

EM FOZ DO IGUAÇU, TURISMO É ALAVANCA PARA DRIBLAR A CRISE


Derliz Moreno - 4º Jornalismo



O Brasil está enfrentando uma crise econômica e como resultado há um alto índice de desemprego e o aumento nas despesas básicas como aluguel, água, luz e  telefone. Frente à situação delicada, o município de Foz do Iguaçu tem uma “carta na manga”, que contribui para driblar um pouco a crise e evitar um possível agravamento: o turismo.

Conhecido mundialmente pelas Cataratas do Iguaçu, além da segunda maior usina hidrelétrica, a Itaipu Binacional, o município é o segundo ponto de parada dos turistas que visitam o país, ficando atrás da cidade do Rio de Janeiro. O conjunto de 275 cachoeiras, uma das Sete Maravilhas da Natureza, teve um número 9,4% maior de  visitantes de janeiro a agosto, se comparado ao mesmo período do ano passado (2014). Já a famosa hidrelétrica, no mesmo período, teve incremento de 13,21%  no número de turistas.

Mais do que privilegiada por belezas naturais e obras primas da engenharia, o  município se encontra numa região de fronteira com as cidades de Puerto Iguazú, na Argentina, e Ciudad Del Este, no Paraguai, que elevam ainda mais os motivos para o turismo.

Recentemente, de acordo com uma pesquisa da Associação Internacional de Congressos e Convenções ­- ICCA, Foz do Iguaçu está entre as cinco cidades do Brasil que mais sediam eventos de grande porte, pois conta com uma melhores  infraestruturas, que juntas podem receber um público de até 40 mil pessoas.

Para se ter uma ideia deste ponto forte para a região, de acordo com dados do inventário do ano passado da Secretaria Municipal do Turismo, o município possui  um total de 176 hospedarias, que juntas somam 27,5 mil quartos, fazendo da cidade um dos seis maiores parques hoteleiros do país. Os turistas têm  um papel fundamental na economia, pois movimentam, além dos pontos turísticos e locais de hospedagem, o comércio em geral.

Em fevereiro, durante o feriado de Carnaval, entre os dias 14 e 17 de fevereiro, uma pesquisa do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Foz do Iguaçu - Sindhotéis, mostrou que a rede hoteleira estava com 84% dos quartos ocupados, um índice bem expressivo.

Apesar da boa notícia, nem sempre foi assim. Quase dois meses depois, houve uma queda no número de turistas entre os dias 3 e 5 de abril, durante o feriado de  Páscoa. Um novo levantamento estimou um número de visitantes, que iriam ocupar  90% da capacidade da rede de hospedagem na cidade.

No entanto, esse número ficou bem abaixo do esperado, registrando apenas 61%. Mais de dois meses depois, foi registrado o mesmo resultado entre os dias 10 e 25 de julho, no período das férias escolares. A situação começou melhorar quase dois  meses depois, no feriado de 7 de setembro (Dia da Independência) com os hotéis registrando uma ocupação de 76%.

Pouco mais de um mês depois, no feriado da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora da Conceição Aparecida, que coincide com o Dia das Crianças (12 de outubro), o número registrado foi ainda maior, com 84% dos leitos reservados. Entre os dias 29 de outubro e 2 de novembro, ainda com a crise, uma nova pesquisa do Sindicato revelou que os hotéis e similares estavam 79% ocupados, um número relevante.

Há décadas conhecida como o paraíso dos sacoleiros, hoje, a cidade de Foz do Iguaçu começa a escrever um novo capítulo de sua história. Cada vez mais, é  possível observar o fortalecimento do turismo e o desenvolvimento socioeconômico,  que estão levando a Terra das Cataratas a um futuro melhor. Embora o país esteja  com a economia estagnada, o município conseguiu ver na dificuldade que o turismo  é a alavanca para driblar a crise e seguir em frente rumo ao progresso.

Sindhotéis
 
O Sindihotéis é uma entidade que representa os interesses de hotéis, restaurantes, bares e similares de Foz do Iguaçu. Com mais de 40 anos de existência, além de defender os direitos das categorias de estabelecimentos que representa, o Sindicato busca melhorias na área de turismo, hotelaria e desenvolvimento da região. Todos os dados apresentados referentes aos números de quartos reservados, foram realizados pelo Sindhotéis com base em 28 hotéis classificados em duas, três, quatro e cinco estrelas.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...