terça-feira, 25 de junho de 2013

Sacrifícios e obstáculos enfrentados no fisiculturismo


Cassiana Ivanoski – 5º Jornalismo

O fisiculturismo é o esporte que busca a definição muscular do corpo através da musculação. A modalidade levou anos para ser reconhecida como esporte, ainda hoje os adeptos sofrem de preconceito. Algumas pessoas não consideram atletas aqueles que estão à procura do “corpo perfeito”.

O que a maioria não imagina é que o fisiculturismo, além de força, exige muito conhecimento teórico, consequentemente muita leitura e estudo. Os fisiculturistas treinam o ano inteiro, os 12 meses são divididos em dois períodos nos quais a rotina e a alimentação, se diferem. O pré-treino inicia cinco meses antes das competições, os atletas normalmente malham duas vezes por dia e possuem uma dieta rica em carboidratos e suplementos alimentares, após esse período os outros meses são chamados de bulk, objetivo é ganhar massa e a alimentação não precisa ser tão rigorosa, muitos atletas chegam a ganhar 30 quilos nessa época.

Esse esporte como qualquer outro exige muita dedicação e acaba ocasionando mudanças na rotina e vida social de quem o pratica. Segundo o campeão paranaense pela Federação de Culturismo Musculação e Fitness (IFBB-PR) e integrante da equipe Foz Fisiculturismo, Luiz Fabiano Silva, muitas coisas foram deixadas em segundo plano para se dedicar 100% ao esporte. “Quando decidi competir como fisiculturista esqueci o que é aquele famoso churrasco com os amigos ou então a balada do final de semana, sacrifícios que tive que tomar para me manter na dieta e firme no treino. Sinto muita falta, mas hoje minha meta é crescer profissionalmente dentro do fisiculturismo.” contou.

  Luiz Fabiano Silva - Campeão ParanaensedeFisiculturismo - IFBB

Nas competições muitos atletas conquistam ótimas colocações, mas são obrigados a abrir mão de competir devido a ausência de apoio ao esporte. Muitos atletas da equipe Foz Fisiculturismo, foram classificados para o Campeonato Brasileiro – IFBB, mas por falta de patrocínio não participarão.
Gilvanna Martin - 2º Lugar na Categoria Biquíni
Douglas Rodrigues da Equipe Foz Fisiculturismo - Classificado para o Brasileiro

Mais informações sobre os atletas iguaçuenses e os Campeonatos Paranaense e Brasileiro de Fisiculturismo – IFBB 2013 você assiste no vídeo a seguir:

http://www.youtube.com/watch?v=r9TBQlHoPXc
(esperando o blog encontrar o vídeo no youtube para coloca-lo aqui)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...