Repórter: Karla Grignet
Editor: Tarik Yassine
Apesar do uso de capacete de proteção também ser lei na Argentina, é natural observar que nas ruas de Puerto Iguazú os motociclistas raramente são vistos pilotando devidamente equipados.
Em uma tentativa de obrigar os motoristas a usarem o item de segurança as autoridades do município da fronteira entraram em acordo com os frentistas e proprietários de postos de combustível. A orientação é para que os estabelecimentos não abasteçam as motocicletas dos condutores que não estiverem fazendo o uso do capacete.
Puerto Iguazú possui um grande número de motos registradas no Departamento de Trânsito. A maior parte dos pilotos ainda não está consciente da importância do uso do capacete na hora de conduzir suas motocicletas. Por isso, o número de acidentes com mortes tem crescido nos últimos anos.
O governo municipal tem expectativas de que as medidas que serão tomadas a partir de agora contribuam para a diminuição do índice de mortes envolvendo motociclistas da cidade.
Brasil - No Brasil o uso do capacete é fiscalizado com rigor. Além da obrigatoriedade de uso, entrou em vigor em junho de 2008 a Lei que impõe a identificação do selo do Inmetro nos equipamentos, que devem estar colados na parte externa ou em uma etiqueta na parte interna do equipamento. Além disso, os cascos devem conter elementos refletivos nas laterais e na parte traseira e possuir 18 cm² de superfície.
Nenhum comentário:
Postar um comentário