quarta-feira, 13 de junho de 2012

Paraguaios celebram os 77 anos do fim da Guerra do Chaco



Reportagem e Edição: Luana Machado







Na última terça-feira (12) foi feriado no Paraguai por razão da comemoração dos 77 anos da assinatura da "Paz do Chaco", tratado de paz realizado entre os governos de Paraguai e Bolívia, que pôs fim aos três anos (1932-1935) de sangrento conflito pela posse do Chaco Boreal. Por ocasião dessa celebração, o comércio paraguaio fechou e a movimentação na Ponte Internacional da Amizade ficou mais tranqüila.
A Guerra
Na Guerra do Chaco, um dos maiores da América do Sul, combateram 250 mil soldados bolivianos e 150 mil paraguaios. As tropas que se enfrentaram entre si, também tiveram de superar as dificuldades do ambiente e as limitações de uma região de falta de água no território chaqueño.
Os bolivianos queriam a conquista de uma saída oceânica através da hidrovia do rio Paraguai e os paraguaios, para garantir a soberania sobre terras que, no entender dos governantes da época, pertenciam por direito ao Paraguai.
O conflito terminou com vitória paraguaia, que conquistou mais de dois terços do território em litígio, e armistício assinado na noite de 08 de junho de 1935. Quatro dias mais tarde, no dia 12, representantes dos dois governos assinaram o tratado de paz.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...