Fotografia de moda. A primeira imagem que pode ter passado por sua cabeça é de uma modelo muito bem vestida. Esse é o padrão que se esperava até Helmut Newton.
![]() |
©Helmut Newton/Reprodução |
Newton era um alemão, naturalizado australiano que fez sua fama em Paris. Trabalhou na revista Vogue francesa, a partir da década de 60 onde marcou seu estilo, modelos nuas ou com poucas roupas, apelo sexual sem ser chulo, muito ao contrário, chique. As fotos de Newton são pautadas pelo erotismo, ressaltando a beleza sedutora e dominadora feminina. O fetichismo é outra característica presente em seu portfólio (também colaborou com a Harper’s Bazaar, Playboy e Elle).
Suas fotos foram mais um ponto para a revolução sexual e as manifestações feministas que aconteciam. Revelou a fantasia sexual para a moda.
A fotógrafa Thaíse Diehl, 23 anos, opina em relação ao trabalho do artista "Sou suspeita para falar, acho ele ótimo e inovador para seu tempo, é muito lascivo e sensual sem apelar para o vulgar".
"Uma boa foto de moda deve parecer tudo, menos uma foto de moda. Deve ser como um retrato, uma foto de suvenir, uma foto de paparazzi”, dizia Newton.
![]() |
©Helmut Newton/Reprodução |
Não só mulheres nuas eram mira de suas câmeras. A poderosa Margaret Thatcher e atriz Catherine Deneuve posaram para a lente do fotógrafo.
Hermut Newton morreu em 2004 no luxuoso hotel Chateau Marmont, em Hollywood. Sua esposa organizou uma grande exposição póstuma que começou em abril e estende-se até julho, no Grand Palais, em Paris.
William Kelba
Nenhum comentário:
Postar um comentário